domingo, 24 de abril de 2016

O RASA POR JLV

clique p/ampliar
 
Um carro chamado Rasa
De uma cidade chamada Llandrindod, de um país chamado Gales, um engenheiro automotivo galês chamado Hugo Spowers resolveu fazer um pequeno carro esporte dois lugares diferente dos outros em tudo, inclusive o preço.

Primeiro, com uma célula de combustível que o leve a 500 km com 1,5 kg de hidrogênio.

Segundo, que o carro passasse todas as provas técnicas para receber o direito de andar pelas ruas e estradas do país.

Terceiro, que o carro fosse vendido incorporando um contrato de uma quantia correspondente à ‘venda de serviço’: a companhia cobriria uma quantia mensal de gastos de reparos, manutenção, seguro, gasolina e até mesmo depreciação. No fim do período de uso, o ‘comprador’ simplesmente o devolverá.

O grupo de engenheiros, técnicos, designers etc. que fizeram o carro envolve alguns dos mais famosos existentes na Europa. Seu trem de força tem 18 peças móveis. Em movimento o hidrogênio passa pela pequena célula de combustível de 8,5 kW, o equivalente a 11 cv, energia que é distribuída a quatro motores elétricos, um por roda. Vinte protótipos Beta serão vendidos até que a nova fábrica em colaboração com a Morgan esteja pronta em 2018.

Anos atrás Hugo recebeu uma concessão governamental de dois milhões de libras esterlinas para fazer seu carro de acordo com os ‘sonhos’ engenheirísticos do grupo, chamados de SWARM.

Nenhum comentário: