sexta-feira, 30 de outubro de 2015

UM DIRIGÍVEL FUJÃO BY JLV

 Um blimp escapa de suas amarras
Um blimp (aeróstato) caríssimo escapou de suas amarras no Campo de Provas de Aberdeen, estado de Maryland, às 11:54 da manhã de quarta-feira passada, subiu a 4.880 metros e ficou zanzando pelo ar.

Ele era tão importante como peça de pesquisa que dois caças F-16 da base aérea de Atlantic City, no estado de Nova Jersey, foram enviados para ficar ‘tomando conta’ dele e o governo local ficou horas seguidas avisando a população que, se ele baixasse, as pessoas não deveriam sob hipótese alguma tentar pegá-lo pela ‘correia’ de 3 km de comprimento.

O JLENS (Joint Land Attack Cruise Missile Defense Elevated Netted Sensor System, ou sistema sensor de cruzeiro para ataque em terra com rede elevada de defesa (ufa!), mede 74 m do nariz à popa, custou inacreditáveis US$ 2,7 bilhões e levou 17 anos para ficar pronto. Ele pode rastrear navios no oceano ou carros na terra a uma distância de 550 km.

Este blimp, chamado de fujão, protege a costa atlântica, e um outro, a costa pacífica.

A FAA, administração federal de aviação, há anos estuda como mantê-lo seguro em ventos de 130 km/h.

No dia seguinte o fujão já estava oficialmente de volta ao chão – ou perto dele, já que havia batido em árvores de uma floresta.

JOSÉ LUIZ VIEIRA - WWW.CARGA EE TRANSPORTE.COM.BBR

Nenhum comentário: