quarta-feira, 6 de maio de 2015

DIESEL VERDE BY JLV

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Primeiro carro a diesel verde
A Sunrise alemã iniciou a produção de diesel verde a partir de dióxido de carbono, água e eletricidade e no dia 24 passado o testou publicamente num Audi A8, no carro de trabalho da Ministra federal de Educação e Pesquisa, Dra. Johanna Wanka.

O diretor técnico da Sunrise, Christian Von Olshausen e a ministra apresentaram o novo combustível sintético, chamado Blue Crude, a um amplo grupo de jornalistas automotivos, de economia e de meio-ambiente.

O Blue Crude inicia sua vida como vapor na fábrica da Sunfire em Dresden, onde é separado em hidrogênio e oxigênio por hidrólise. Dióxido de carbono, tirado do ar, vira monóxido de carbono, que é combinado com hidrogênio para criar hidrocarbonos. A eletricidade é gerada usando-se métodos ambientalmente amigáveis, mantendo neutro todo o processo.

Esses passos não são novidade, mas o método é otimizado pela hidrólise para produzir combustível em escala industrial. A chave do processo de três fases é a eletrólise reversível (rSOC) baseada no Solid Oxide Power Core (alma de força de óxido sólido) que gera hidrogênio a uma eficiência de 90%.
A eletricidade é gerada usando-se métodos ambientalmente amigáveis, tornando neutro todo o processo.

Mais interessante ainda é o fato de que a fábrica não produz apenas o diesel verde, já que o processo é de mão dupla: a eletricidade pode se transformar em um combustível líquido, ou o combustível pode virar eletricidade, em efeito tornando a planta numa usina. Olshausen afirma que ela é uma conversora de energia.


O desenvolvimento do combustível teve início em 2012, mas a planta-piloto tem apenas algumas semanas de funcionamento.
A Sunfire espera que o custo do litro em mercado fique entre US$ 1,10 e US$ 1,65 por litro, dependendo do custo local da eletricidade. A heptanagem do combustível é de cerca de 70 e o diesel verde é totalmente sem emissões, já que não contém enxôfre ou óleo fóssil.

Atualmente, a planta pode produzir 1.601 litros de Blue Crude por dia, mas a Sunfire quer passar para outra bem maior.

Von Olshausen diz que “Quando tivermos o primeiro pedido, já estaremos prontos para comercializar nossa tecnologia.”

A Sunfire foi financiada pelo Ministério de Educação e Pesquisa e por várias empresas de especulação de capital, incluindo Bilfinger Vneture Capital, Total Ventures, KfW e Electranova Capital.


JOSÉ LUIZ VIEIRA - WWW,TECHTALK.COM.BR

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