sexta-feira, 6 de março de 2015

VIDROS REFRATÁRIOS À ÁGUA BY JLV



Silicone com pelos

Uma das coisas mais chatas e menos avançadas num veículo, qualquer que seja ele, é o limpador de para-brisa. Desde a primeira década do século passado que se tenta alguma maneira de manter o para-brisa livre da água da chuva, mas não adianta – ele continua coberto de água.



Agora, porém, parece que há uma luz no fim do túnel, graças a uma idéia dos pesquisadores do MIT, o famoso Massachusetts Institute of Technology. O novo material, inspirado no cabelo e nos pelos humanos, consiste de uma camada base de silicone transparente flexível crivado de ‘micropelos’ de níquel. Com cerca de 70 microns de altura e 25 microns de largura, cada um deles tem um quarto do diâmetro de um cabelo humano. 

Quando um campo magnético externo é aplicado a um lado desse material, todos os pelos dobram nesta direção simultaneamente. Quanta luz passa pelo material e quanto os pelos dobram podem ser controlados variando-se a intensidade do campo. Os micropelos, vistos de cima, praticamente não bloqueiam a passagem da luz, mas tornam-se opacos à medida que dobram.

Os pingos de água resistem rolar sobre pelos dobrados, mas rolam tranqüilos na direção em que os pelos estão apontando. É possível, assim, dirigir a rota das gotas d’água que atravessam a superfície do material, inclusive quando estão rolando para cima. 


O material pode então ser usado em coisas como janelas inteligentes que bloqueiam o excesso de luz solar que durante o dia superaquecem prédios e casas; para-brisas que dirigem a umidade para longe da linha direta da visão do motorista; roupas que repelem chuva; ou mesmo aparelhos que dirigem com precisão o fluxo de amostras líquidas através de microcanais, como se fossem minilaboratórios. 



A pesquisa foi descrita no jornal Advanced Materials, feita pelo estudante de engenharia mecânica Yangying Zhu.




Nenhum comentário: