domingo, 15 de março de 2015

OPINIÃO DE BORIS FELDMAN

PINIÃO DE BORIS FELDMAN

por Autoentusiastas - 07/03/2015
250GTO
Ferrari 250 GTO 1962, arrematado em leilão por US$ 38 milhões (foto cbsnews.com)
DOENÇA SEM CURA
A medicina ainda não descobriu o vírus que ataca indistintamente habitantes acima e abaixo do equador, ricos e pobres, jovens e idosos. Ele não se transmite por mosquitos, mas pela gasolina. O principal sintoma é um impulso que leva um indivíduo gozando — aparentemente — de todas as faculdades mentais a rodar semanas ou meses por dezenas de ferros-velhos e lojas de peças atrás de um enferrujado carburador de Karmann-Ghia…
A doença tem nome de “antigomobilismo”. Ainda não existe no “Aurélio” (nem nos manuais psiquiátricos), mas tem no “Houaiss” e pode ser traduzido como a paixão que leva à preservação de automóveis (ou outros objetos sobre rodas) de qualquer espécie.
O Brasil é país que não cultiva o passado e onde se derrubam belos e seculares prédios para se edificar verdadeiros monumentos ao concreto e Blindex. Nenhuma fábrica de automóveis construiu um museu para contar sua história através dos modelos que produziu e onde os colecionadores acabam cumprindo esta importante função de preservar nosso passado sobre rodas. Não fossem eles, não teria sobrado DKW, Simca, Gordini, Corcel ou Aero-Willys para contar história.
Em seu estágio inicial, a doença pode se manifestar pelo puro resgate do passado. Nessa fase, a compra do monte de ferrugem se explica pelo “é igualzinho ao carro do vovô”, ou “foi num desses que o papai aprendeu a dirigir”. Ou ainda a realização de um sonho da adolescência.
Na etapa mais aguda da doença, já faltam ao colecionador argumentos razoáveis ou lógicos. Ele leva a relíquia para a garagem porque se apaixonou por ela e não procura mais se convencer (nem aos familiares) das vantagens do hobby com explicações racionais.
Automóvel é considerado antigo se tiver mais de trinta anos de fabricação.
Os mais valorizados são os clássicos, como Cadillac, Mercedes, Jaguar ou Rolls-Royce, que se destacam pelo luxo, tecnologia e qualidade de materiais aplicados. Ou um “puro-sangue” como Ferrari, Maserati, Corvette, Mustang.
No entorno do antigomobilismo gravitam centenas de milhares de apaixonados, clubes e associações, leilões, exposições, oficinas, fábricas de peças, lojas especializadas, publicações, encontros, museus, miniaturas, réplicas, concursos e competições.
No Brasil, apesar da proibição de se importar carros usados, a lei abre exceção para automóveis antigos, desde que tenham mais de 30 anos de fabricação.
Uma vantagem do carro antigo é permitir curti-lo de acordo com o orçamento de cada um. Pode ser mais feliz que o dono de um valioso Rolls-Royce, um simples colecionador que curte o fim de semana a bordo de seu Fordinho 29. Incomparável sua alegria no dia de dar a primeira volta em sua recém restaurada Vemaguet. Ou do outro lá no início da história que acabou encontrando o carburador do seu Karmann-Ghia.
Antigomobilismo vem, nos últimos tempos, se transformando num investimento de primeira linha. Nos EUA, por exemplo, aplicar uma grana no banco pode resultar em rendimento de 1% ou 2% ao ano. Automóvel antigo com boas perspectivas de demanda pode se valorizar 10% no mesmo período. Ou mais. Quanto o prezado leitor imagina que custou, há dez anos, o Ferrari que foi leiloado no final de 2014 por US$ 38 milhões?
O hobby pode trazer bons dividendos. Mas, seja lá qual for o retorno deste investimento, ele traz junto o indescritível e imponderável prazer de passear num dia ensolarado, capota arriada, com a namorada ou família. Neste item, é imbatível….
BF
N. da R.: EU TAMBÉM SOFRO DISSO...

Nenhum comentário: