quinta-feira, 26 de março de 2015

A PIRELLI AGORA É CHINESA BY JLV


China compra Pirelli

A China National Chemical Corporation (ChemChina), com pouco mais de 10 anos de existência, já é famosa por suas várias aquisições bilionárias internacionais, e agora avança na Pirelli italiana pela bagatela de 7,1 bilhões de euros, ou 7,7 bilhões de dólares. A quantia inicial reflete 26,2% das ações da grande firma italiana, mas a ChemChina fica com a opção de comprar o restante das ações, por algo como 20 a 22 outros bilhões.


Como todas as outras grandes empresas chinesas, esta é também estatal, trabalha principalmente no setor químico com áreas de atuação na produção de produtos agroquímicos e processamento petroquímico. 



Na agroquímica, a ChemChina controla 60% da maior fabricante de agrotóxicos genéricos do mundo, a israelense Makhteshim Agan. Na petroquímica, tem capacidade de processar 25 milhões de toneladas de óleo por ano.
Apesar de novinha, já está presente em 140 países, reúne cerca de 120 empresas, ocupa a 276ª posição entre as 500 maiores firmas do mundo e tem vendas de quase US$ 40 bilhões ao ano. 



A aquisição da Pirelli foi feita através da China National Tire & Rubber Company, do setor de borrachas, com nome típico americano, onde trabalha como produtora de mangueiras de freio e correias de alta resistência. O objetivo é criar valor industrial de longo prazo no setor de pneumáticos, fortalecer os planos de desenvolvimento da firma (ex) italiana, reforçar a cobertura de áreas geográficas estratégicas e levar a empresa a dobrar seus atuais volumes no mercado mundial de pneus. 



Em nota, o presidente da ChemChina, Ren Jianxin, disse que “Estamos muito satisfeitos com essa oportunidade. Queremos construir uma organização de classe mundial e líder no mercado.”



Os 26,2% adquiridos da Pirelli foram comprados do Grupo Camfin, maior investidor individual da Pirelli – a Camfin, aliás, é da família Tronchetti Provera, sócia da Pirelli desde meados da década de 80.



Uma das posições estratégicas da ChemChina é tirar a Pirelli da bolsa, ficando com 100% de suas ações. 

http://www.cargaetransporte.com.br/

Nenhum comentário: