sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

JLV ESCREVE SOBRE UM SUPER GUPPY



Parece mais peixe do que avião
Guppy é o nome que pescadores americanos dão a um peixe de colarinho brilhante e cabeça enorme. O Super Guppy é um avião de carga militar feito em peça única para poder levar uma imensa caixa plástica de dois andares de Long Beach, na Califórnia, no Pacífico, ao Centro de Pesquisas de Langley, em Hampton, na Virginia, no Atlântico, uma viagem de 3.767 km.

A caixa, feita de compósitos, tinha 9,14 m de largura, pesava 4.536 kg e foi enviada para ser testada, dobrada, pressurizada e eventualmente quebrada. Ela é parte da seção central de desenho futurista chamada corpo híbrido de asa.

A maior parte deste ‘artigo de teste’ é feita de um conceito de compósito costurado que forma uma estrutura unitária feita pela divisão de pesquisa tecnológica da Boeing e chamada de PRSEUS. No caso, ele representa 75% da peça final.




Dawn Jagley, principal engenheiro da NASA no projeto, diz que “Escolhemos usar o Super Guppy porque acomodaria facilmente essa grande estrutura. A aeronave e sua tripulação têm muita experiência no transporte de componentes de aeronaves e espaçonaves.”

O Super Guppy tem um compartimento de carga de 7,6 x 7,6 x 33,8 metros e capacidade de 23.587 kg. Seu nariz abre mais de 200 graus, para receber os mais diversos tipos de cargas volumosas.

Vejam como ele engole dois aviões de caça pertencentes `,NASA em sua fuselagem de 7,72 m de lagura:

Nenhum comentário: