quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

JLV E O CHEVROLET BOLT


Chevrolet Bolt
O Chevrolet Bolt é um carro conceito que deve estar em mercado dentro de dois anos. A GM diz que ele faz 200 milhas (320 km) com uma só carga completa de suas baterias, coisa que até agora só o três vezes mais caro Tesla californiano parece ser capaz de fazer. O Bolt foi mostrado juntamente com o Volt híbrido elétrico no Salão de Detroit.

O Volt híbrido gasolina-elétrico, quando foi mostrado como carro conceito em 2007, conseguia fazer até 60 km só com suas baterias e custava US$ 40 mil, mesmo levando-se em conta os US$ 7.500 de crédito federal. Os US$ 30 mil do Bolt é o preço comum de um carro novo americano.
Tecnicamente, o Bolt é um carro conceito, mas a GM já deixou bastante claro ao mercado e ao governo que ele está marcado para produção em 2017, com vantagens como cinco lugares em vezes de quatro e 80 km de alcance só elétrico em vez de 60. 
Embora a carroçaria hatchback não venda muito bem nos Estados Unidos, o bom espaço de carga e a altura dos bancos são atrativos sérios que estão ajudando a vender os SUVs crossover. Stuart Norris, diretor de design avançado da GM na Coréia, onde boa parte do Bolt foi projetado, diz que “O que nós tentamos fazer foi pegar aquelas coisas que as pessoas adoram num crossover e incorporá-las no Bolt.” 
Quatro anos atrás, quando o Volt foi apresentado, o CEO da GM ao tempo Dan Akerson disse que ele venderia 60.000 unidades ao ano. Não fez: vendeu um total de 73.000 até hoje, cerca de 23.000 em 2012 e 19.000 no ano passado. 

O problema é que a gasolina nos States está custando US$ 2,15 o galão, ou R$ 1,25 o litro deixando a eletricidade bem menos interessante. É verdade que o petróleo (e a gasolina) são voláteis e ninguém sabe quanto vão custar quando o Bolt for lançado. 
Jeff Schuster, vice-presidente executivo da LMC Automotive de consultoria, diz que se o custo da gasolina se mantiver baixo, nenhum dos dois vai vender bem. 

O novo Volt é 100 kg mais leve, faz da imobilidade a 50 km/h em 2,7 segundos, tem assentos traseiros aquecidos e ‘piloto automático’ que mantém distância constante – e segura - do carro à frente. Mas ninguém ainda diz quanto ele vai custar.
JOSÉ LUIZ VIEIRA - WWW.TECHTAALK.COM.BR

Nenhum comentário: