domingo, 14 de setembro de 2014

UP! : ANDANDO COM ELE


Mais de uma semana com o novo e impressionante Volkswagen nos convenceu de que o gigante de Wolfsburg tem armas convincentes para seu projeto de liderança mundial, embora em Março, mês atípico, o Gol tenha caído da primeira posição individual de vendas no mercado brasileiro.

O UP usa os mesmos argumentos de ser alto do nosso conhecido Fiat Uno para ganhar espaço interno, o que lhe dá inegáveis vantagens de espaço interno. Chegamos a colocar cinco passageiros dentro dele para um pequeno percurso, mas não gostaríamos de ir a Brasilia assim, no banco de trás, onde cabem mesmo confortável mente dois passageiros. O inacreditável é o que cabe nele: eu tenho dois amigos de tamanho fora do comum: um com 1,96 m e o outro com 2,11 m. Ambos couberam bem na frente e ainda cabiam crianças atrás. A malinha é razoável para a proposta do carro, os bancos revestidos de couro sintético são bem formados e acolhem bem o corpo e os comandos todos funcionam à perfeição, principalmente a direção elétrica opcional e o cambio, velho conhecido nosso e bem resolvido desde 1975.

Impressionante mesmo é o rato que ruge: o motorzinho de três cilindros que tem um rosnado especial de bichinho bravo e move o UP com autoridade. Seus 82 CV são iguais aos do Passat 1600 de 1975 - como o tempo passa e tudo evolui! - e a máxima é de 165 km/h, mais do que suficiente para os tempos atuais. Mais importante que isso são os ganhos em atrito interno e perdas de bombeamento do motor de três cilindros, que tem um cilindro a menos para desperdiçar energia em atrito e calor. O resultado é conseguir normalmente mais de 14 por um na cidade e chegar a inacreditáveis 20 por um em uma noite de vias livres e controlados 80 km/h com dois passageiros. Dá até um prazer sádico e perverso saber que os outros à sua volta estão gastando o dobro do que você gasta. E mais, sem nunca achar que o UP é manco e precisa de muito mais motor.

É bem verdade que ele é um carro mil, então faz se necessário usar a caixa de cambio agradável para multiplicar a potencia do motor, mas o carrinho anda surpreendentemente, mantendo medias altas na estrada ou obtendo resultados excelentes de consumo.

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