sexta-feira, 7 de março de 2014

ELÉTRICO NÃO POLUI? FALÁCIA!

Os elétricos não diminuem emissões

JOSÉ LUIZ VIEIRA


Um estudo recentemente publicado pela Universidade americana da Carolina do Norte garante que os veículos elétricos terão pequeno impacto na redução das emissões de dióxido de carbono, dióxido de enxofre ou óxidos de nitrogênio. O estudo foi realizado especificamente para nortear os que escrevem novas leis – e deve tê-los deixado bastante atrapalhados.

Os pesquisadores trabalharam 108 cenários diferentes, tipo baixos preços de petróleo, altos preços de gás natural, baixos custos de baterias, CO2, com e sem padrão renovável – combinações que lhes deram um largo espectro de uso de possíveis usos de veículos elétricos.

O chefe dos pesquisadores, o Dr. Joseph DeCarolis, catedrático assistente de engenharia civil, de construção e ambiental na NC State e principal autor do estudo, diz que a idéia fundamental foi que “Não é prudente incentivar a compra de veículos elétricos e depois esperar para ver se os benefícios ambientais realmente aparecem. Os benefícios, se aparecerem, dependerão de uma larga gama de condições futuras. Assim, as políticas públicas visando veículos elétricos devem ser formuladas, revistas e revisadas com atenção dada às mudanças que estão ocorrendo no sistema energético com um todo e durante um bom tempo.”

O estudo menciona o aumento de emissões nas usinas, devido à recarga de energia nos veículos elétricos deixando de lado quaisquer emissões que possam ser evitadas pelos veículos. Questionado a respeito do impacto das emissões na construção das baterias, o Dr. DeCarolis mencionou estudos anteriores que deixaram claro que a construção de baterias afeta emissões, mas não tão fortemente como a manufatura dos veículos ou seu consumo de eletricidade durante sua fase de uso.”



Embora o estudo deixe claro que o uso de veículos elétricos terá pequeno impacto sobre as emissões, isso não quer dizer que não terão impacto nos custos energéticos pessoais com o passar do tempo. Diz o Dr. DeCarolis que “Para lidar adequadamente com as mudanças climáticas, teremos eventualmente de lidar com o setor de transporte, mas isso será mais difícil devido ao desafio de trocar ou melhorar toda a infraestrutura de combustível hoje existente.”

Um comentário:

Anônimo disse...

BULLSHIT!!! PAPO FURADO!!!