sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

FIAT&CHRYSLER AGORA SÃO UMA SÓ, POR JLV


Chrysler e Fiat são agora uma só companhia
Os diretores da Fiat, buscando o melhor endereço para impostos, preferiram o Reino Unido – mas evitaram o problema político do endereço político, Estados Unidos ou Itália.

O anúncio veio no mesmo dia em que tanto a Fiat como a Chrysler anunciaram seus resultados de quarto trimestre e ano completo 2013. A Chrysler mais uma vez apoiou sua companhia-mãe, que teria perdido muito dinheiro sem os fortes lucros da montadora americana. As ações da nova companhia combinada estarão no New York Stock Exchange e em Milão, na Itália. Para cada ação da Fiat, os acionistas receberão uma ação da nova companhia.
A nova empresa manterá fortes operações de pesquisa, engenharia e finanças em Turim e no imenso complexo de escritórios da Chrysler em Auburn Hills, estado de Michigan. Isto evita controversas políticas na Itália, onde a Fiat é a maior empregadora privada, e nos Estados Unidos, onde o governo salvou a Chrysler quando da bancarrota de 2009.

Politicamente, as duas empresas dizem que o endereço central é o de um avião. Atualmente, muitos dos 22 diretores têm múltiplos escritórios em Auburn Hills, Turim e outras partes do mundo. Como Sergio Marchionne, CEO de ambas as companhias, eles passam horas em jatos corporativos, voando para reuniões, visitas a fábricas e outras operações.
O novo logotipo Fiat-Chrysler muda para mostrar como a companhia funciona. A Chrysler e a Fiat já desenharam três veículos em conjunto, o compacto Dodge Dart, o SUV Jeep Cherokee e o carro médio Chrysler 200. Todos os três compartilham motores, transmissões e outras tecnologias desenvolvidas nos dois locais. A localização do cérebro da companhia poderá mudar de tempos em tempos, mas até agora nada foi revelado.

A base manufatureira italiana não deverá desaparecer, com Marchionne tendo definido que o futuro Fiat italiano estará nas marcas Alfa Romeo e Maserati.
No trimestre do fim do ano passado a Fiat ganhou 252 milhões de euros (US$ 345 milhões). Sem a Chrysler, teria perdido 235 milhões de euros, o dobro do que perdeu em 2012.

O décimo trimestre seguido de lucros da Chrysler veio de boas vendas das picapes Ram e dos Grande Cherokees. A Fiat fechou 2013 com lucros de 943 milhões de euros, mas teria perdido 911 milhões sem os lucros da agora irmã.
JOSÉ LUIZ VIEIRA - WWW.TECHTALK.COM.BR