quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

AS LIÇÕES DE DETROIT POR JLV


 primeira picape com carroçaria em alumínio (Ford F-150), o melhoradíssimo Mercedes Classe-C, a volta do Porsche 911 Targa, carros de grande desempenho da Volkswagen e da Subaru e pequenos (na linguagem americana) da Honda (Fit) e da Chrysler (200), foram aparentemente o ponto alto do Salão de Detroit.

Aparentemente porque houve muita coisa a mais, tanto de carros-conceito (Audi, Honda, Infiniti, Kia, Mini, Nissan, Volkswagen, Volvo) como de veículos com grandes novidades em materiais.

A picape Ford F-150 é o veículo mais vendido no mercado americano há muitos e muitos anos e é o primeiro a ter carroçaria em alumínio (série 5000 e 600 sobre um chassi em aço especial, de alta resistência). Enorme, dá aos americanos aquilo que eles querem 
A Toyota mostrou o carro esporte FT-1 (‘o primeiro Toyota que mexe com a emoção’), a Volvo o cupê XC feito em aço boro de alta resistência, a Volkswagen o Passat BlueMotion que desativa dois de seus cilindros para chegar a 18 km/litro na estrada, a Kia o Stinger GT4, a Honda braços de direção em magnésio, a BMW seu i3 elétrico em fibra de carbono, e a Corvette com capô em fibra de carbono.


Depois dos recentes anos de recessão, em que o comprador típico ficou com seu carro por muito mais tempo do que o comum, o mercado americano está de volta a previsões de vendas entre 16 e 16,5 milhões de unidades/ano – e de carros grandes, mas bem mais leves. E não só americanos, mas também de europeus e asiáticos. O Audi A4 ganhou 15 cm na última década, o A3 ficando no lugar do A4 anterior.



Tudo isso porque, por lei, a média de consumo de cada marca vendida nos Estados Unidos tem de atingir 54,5 milhas por galão (20,6 km/litro) em 2025. Para muitos amantes de carros velozes, números deste porte poderiam significar a morte dos carros chamados esportivos –mas dos mais de 50 carros novos no Salão de Detroit, mais de 12 deles são esportivos.

A Chevrolet mostrou duas versões de Corvette, ambas com motor V8 de 625 hp, a Volkswagen o compacto Golf R de 290 hp, a Lexus seu RC F de 450 hp, a Subaru uma versão quente do WRX – e a Kia tirou o rádio de seu Stinger GT4 porque acha que seu comprador vai preferir o som de seu novo motor bravo.

JOSÉ LUIZ VIEIRA   WWW.TECHTALK.COM.BR

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