terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MINI MOKE RIDES AGAIN!

Começa em breve na China a refabricação do célebre utilitário Mini Moke. Ideia do imortal Alec Issigonis nos anos 60, o Moke eraa ideado para ser o substituto natural do Land Rover.Tinha baixíssimo peso e só ração dianteira, o que permitia que os quatro soldados queo utilizavam o tirassem de qualquer situação entalada simplesmente o levantando na mão. A mecanica era o 1.098 cm³ do próprio Morris Mini, com quatro marchas e freios a tambor. 


Era um primor de simplicidade, mas o Exército Britânico não topou a ideia e o Moke foi lançado para uso civil em 1964, sendo fab ricado até 1981 na Australia e terminando sua primeira carreira em Portugal até 1993, com um total de 50.000 veículos. Dali a fabrica foi comprada por um grupo Italiano e fabricado por mais alguns anos até que cessou.


Agora a Chery aliada a uma empresa Australiana está lançando uma ersão com uma mecanica chinesa e alguns adiantos técnicospara voltar ao mercado, tais como injeção eletronica e quatrof freios a disco em um motor de um litro, quatro cilindros OHC  com 65 CV e 9,5 kgmf de torque, além de uma caixa de cinco marchas manual ou quatro automática. A carroceria é um pouco maior e mais larga que o original, mas continua sem portas e sistemas eletrônicos como Airbags, ESC ou ABS



Como curiosidade, no Rio de Janeiro um   amigo fabricou alguns mokes com mecanica de Fiat 147 bem legais nos anos 90...
o vídeo do lançamento na famosa praia de Pattaya, na Tailãndia, com uma perua impagável como MC:


E, por fim, um original e um customizado na Austrália...




Um comentário:

Luiz disse...

A MC é uma completa nerd. Igual ao Mini Moke.