terça-feira, 26 de novembro de 2013

O DISSOCIADOR, AFINAL



Como fiel impoluto da Igreja de N.S. da Combustão Interna vejo como um milagre, uma mensagem divina de esperança a criação de um consórcio de pesquisa financiado pela União Européia que acabou de criar um dissociador. Essa máquina ainda do tamanho de um tanquinho de lavar roupa recebe água e com uma corrente elétrica de 230 Volts é capaz de dissociar o oxigênio e o Hidrogênio dessa água e criar dois gases, um inflamável e explosivo e outro comburente.
Por enquanto o equipamento está sendo usado para alimentar um maçarico, mas no futuro poderá se tornar realidade um velho projeto dos anos 60 que era alimentar automóveis com água e produzir vapor d´água com resíduo da queima. Essa ideia dizia-se nos anos 60 que um professor da  Universidade Federal do Piauí chamado Nicanor de Azevedo Maia tinha realizado em um Chevrolet Biscayne Wagon 1965, daquelas verde metálicas do Programa Ponto IV do governo americano. Ele usava a bateria de 12 V do carro e alimentava o 250 com os gases dissociados ali mesmo dentro do capô do carro.
O problema de produzir hidrogênio, o gás que vai matar os ecochatos de raiva, eles que detestam automóvel, é que antigamente era antieconômico produzir Hidrogênio, porque era necessário colocar no processo mais energia do que se retirava dele. Outro ponto negativo era o fato dos tanques serem caríssimos por causa do aço especial para segurar o gás. Suas moléculas pequeníssimas passavam através da chapa de aço comum. 
Portanto aquilo que o Albert Gore chamou de INFERNAL COMBUSTION ENGINE ainda pode realmente ter muitos anos pela frente, pois energia elétrica gerada com geração por gases ou petróleo também polui, e muito...
Vejam o vídeo e opinem.

3 comentários:

Unknown disse...

Está revogada a 2 Lei da Termodinâmica e irá ocorrer uma diminuição da Entropia no carro?

TMSilva disse...

Estou curioso, pois não consegui ver o vídeo, somente a imagem e o texto.

Luiz disse...

Mahar,a esposa de Nicanor era amiga de minha mãe, em Natal. Andei muito nesse Biscayne quando era moleque.
Luiz Tinoco