segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O BUICK DE CASABLANCA


1940 Buick Model 81C Phaeton from Casablanca. Photos by Michael Heape, courtesy Bonhams Auctions.

O diálogo entre Humphrey Bogart e Ingrid Bergman - no esplendor de sua beleza - no  final de "CASABLANCA" é um dos momentos mais emocionantes do cinema. Quando ele diz que nós sempre teremos Paris o coração aperta...

E para nós que gostamos de carros ter ao fundo da cena de despedida no aeroporto o maravilhoso Buick topo de linha dos quais só foram fabricados sete unidades é um privilégio adicional. Essee Buick que está indo a leilão Bonham´s tem um motoroito em linha de valvulas na cabeça, umcarburador e não dois progressivos, 141 cv a 3.600 RPM e 36 quilos de torque a  2.000 RPM. 
A tração é traseira por tubo de torque, molas helicoidais e três marchas, pesando 2.050 kg. Curioso que quase sempre é visto com a capotaa levantada, pois o enorme teto escamoteável de lona pesa uma enormidade e demanda ao menos dois homens fortes para baixá-lo. O exemplar tem 67.000 km rodados, sempre pertenceu à produtora do filme e só teve umaa restauração mecânica em 1999. 


Este post deve ser lido ao som dessa canção, que fala de amor em um tempo que não existe mais, de emoções antigas como só esses olhares traduzem....não é, Heloísa?

Finalmente o Buick de capota arriada.

Nenhum comentário: