quinta-feira, 9 de maio de 2013

DORNIER DO335, A FLECHA BIMOTOR DO EIXO




O mais rápido caça da 2ª Guerra..
Se não me falha a memória, tem uma história de um Do335 que foi capturado na Alemanha e então levado em voo para Cherbourg, na França, escoltado por dois P-51D. No meio do voo o piloto do 335 resolveu “brincar” e acelerou o bicho. Resultado: os Mustangs perderam-no de vista e só pousaram mais de meia hora depois dele.

O grande barato dessa flecha era ter os 3.450 CV de um bimotor com a superfície frontal de um monomotor. Podia voar bem com um só dos motores Daimler Benz de 1.725 CV e sem reação de torque por ser o motor restante de um lado: os dois eram alinhados e contra rotantes, o que o tornava, mesmo sendo um caça da classe dos pesados, facilmente manobrável, inclusive por seus lemes de quatro planos. Com os dois motores a pleno chegar a 765 km/h e ter um raio de ação de 1.700 km, que aumentava muito se n]ao fosse necessário usar os dois o tempo todos. Resultado, os 16 que foram fabricados podiam sumir dos Mustang e Spitfire dos Aliados sem dificuldade. um perigo em 1944...





.


2 comentários:

Luby disse...

Os alemães criaram maquinas voadoras espetaculares e inovadoras na segunda guerra.
abs
Helio Mendonlça

Anônimo disse...

Luby, não só máquinas voadoras, mas todas as máquinas de guerra alemãs eram de longe melhores e mais bem construídas. E justamente por isso caras e difíceis de fabricar. Logo, eram poucas e, portanto, foram derrotados.
Klaus