quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

KENGURU, A INDEPENDÊNCIA!

Kenguru, dirigido por cadeirante
Há muitos veículos que podem levar cadeirantes para cima e para baixo – mas até agora não existia um que pudesse ser dirigido pelo próprio cadeirante, confortavelmente sentado em sua própria cadeira.

Monoporta, se você não olhar com cuidado, vai pensar que é um novo Romi Isetta – só que a porta única está na traseira em vez de na frente, e é por ali que o cadeirante tem acesso direto a ele, sem a momento algum deixar sua cadeira.
O Kenguru tem 2.125 mm de comprimento (365 mm mais curto que um smart), 1.620 mm de largura (15 mm mais largo), 1.525 mm de altura e 350 kg de peso (550 kg com as baterias). A potência das baterias é entregue a dois motores elétricos de 2 kW no eixo traseiro, que dão ao veículo velocidade máxima de 45 km/h, autonomia de entre 70 e 110 km e capacidade de superar aclives de até 20%. A direção é controlada por um guidom tipo moto, embora um joystick esteja sendo desenvolvido.

O Kenguru foi desenvolvido inicialmente pela empresa húngara Kenguru Services, mais de seis anos atrás. Deixado de lado, foi visto por Stacy Zoern, uma advogada texana e ela própria cadeirante, que abriu a firma Community Cars em Pflugerville e passou a fabricar o veículo, já com joystick da Rocket-hub.

O preço do veículo é de US$ 25 mil, mas deverá ser significativamente diminuído com os incentivos governamentais para veículo elétricos e para reabilitação vocacional. Seu lançamento deverá ser talvez ainda este mês e já existem planos para sua exportação à Europa. Aqui o link da fábrica no Texas:
www.kenguru.com/ -



N. da R.: Eu já andei de cadeira de rodas e sei a luta que é para se mover. Coisas simples como ir ao ´medico ou a um cinema, se tornam um drama grego que acaba fazendo com que você desista e fique em casa. E o meu problema tinha jeito, foram só quatro meses... Que Deus abençoe quem teve essa ideia e a belíssima advogada que lidera o projeto no Texas. Sempre lembrando que esse veículo pode ser importado sem impostos.
Mahar


Nenhum comentário: