terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CAMPEONATO DE RALLY HISTORICO VAI COMEÇAR!


Inscrições para o V CBR já estão abertas

Tudo pronto para o começo da quinta edição do Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos. O V CBR 2013 irá visitar quatro estados e pretende movimentar os apaixonados por antigomobilismo.
O Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos (CBR) é um evento anual organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), entidade master do antigomobilismo nacional, que é filiada à Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), e cuja as provas de regularidade são organizadas pelos clubes federados locais, possuindo a homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
As pré-inscrições na competição podem ser feitas no site oficial do evento, neste link. O custo é de R$50 por dupla. O segundo passo é fazer aqui o pedido da carteira de piloto e co-piloto da CBA 2013 – aqueles que já a possuem precisam refazer o pedido.
Daí em diante as inscrições são feitas prova a prova. A primeira será dia 23 de março, em Búzios. O custo é de R$400 por dupla. Para se inscrever nesta etapa, clique aqui. Vale ressaltar que as reservas no hotel devem ser feitas até o dia 15 de fevereiro. Para terem acesso aos valores especiais, os competidores, ao ligar para o Hotel, devem falar que vão participar do Rally.

O regulamento da competição já pode ser visto e/ou baixado aqui, bem como o regulamento da prova de Búzios, que pode ser acessado aqui.
O mercado de antigos está em alta no mundo todo. ”O antigomobilismo funciona como uma de válvula de escape deste mundo tão tecnológico e com excesso de informações. A modernidade é contraposta com saudosismo, e o automóvel é um dos dos bens antigos mais representativos e sentimentais”, avalia Henrique Thielmann, presidente da FBVA.
Dessa forma, o V Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos vai ao encontro das políticas nacionais do esporte e da cultura. Do esporte pois o automobilismo é na verdade um dos esportes mais completos e eficientes para a formação e educação do indivíduo de qualquer idade. “O esporte a motor movimenta uma extensa cadeia produtiva, tanto no setor industrial quanto no de serviços. Além disso, o antigomobilismo é uma prática sociocultural que preserva a história através dos automóveis”, defende Henrique.
AS PROVAS
Quatro cidades e estados serão visitados na edição de 2013 do CBR. Sempre aos sábados, a primeira prova será dia 23 de março, em Búzios. A segunda para Porto Alegre, em 18 de maio. A terceira para Blumenau, em 14 de setembro. E a quarta e última para São Paulo, em 19 de outubro.
Em cada etapa o número mínimo de participantes são de 40 duplas (piloto e navegador), além de um público médio de 300 pessoas que viajam para o local da prova, e dos moradores locais das cidades de realização.
As provas de regularidade são compostas por: deslocamento – trechos sem cronometragem; zonas controladas – trechos com médias de velocidade imposta; neutralizados – locais onde os competidores aguardam parados por tempo definido a hora de prosseguir na competição. Para pontuação dos participantes será adotado o controle de pontos perdidos ao passarem, adiantados ou atrasados em relação ao tempo estabelecido, pelos postos de controle (PC).
QUEM PODE PARTICIPAR
Os elementos fundamentais para participar do campeonato são: carros fabricados até 1983 (30 anos de fabricação), com Placa Preta ou Passaporte FIVA, ou em condições de recebê-los. O piloto deve estar munido da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o Código de Transito Brasileiro (Lei nº. 9.503/97), dentro do prazo de validade, ou portar documento estrangeiro para condução de veículo automotor válido em território nacional. Também terá que portar/requerer a carteira de piloto de competição, fornecida, gratuitamente, pela CBA, como fruto da parceria com a FBVA. Além de ser filiado a algum clube membro da FBVA, ou ser convidado pelo clube organizador.


Nenhum comentário: