quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ALFA ROMEO 4C BY JLV


Em Genebra, o Alfa Romeo 4C

Projetado pelos engenheiros da Alfa Romeo e produzido na fábrica de Modena da Maserati, o novo supercarro 4C chegará ao mercado ainda este ano inaugurando o novo plano global da marca e seu retorno ao mercado americano. 


O 4C deriva diretamente do carro-conceito mostrado em Genebra dois anos atrás, onde recebeu três prêmios – o AutoBild alemão de design, o Design Award de carros conceito e protótipos 2012 italiano e o What Car? Inglês de 2013.

A designação 4C é um acrônimo que lembra o passado de glórias da marca nas décadas de trinta e quarenta, com os modelos 8C (2.3 oito cilindros) e 6C (2.3 seis cilindros com duplo eixo comando sobre o cabeçote) que em conjunto venceram todas as Mille Miglia de 1928 a 1938, com exceção de 1931. 



O 4C tem relação peso/potência digna de um supercarro, com menos de 4 kg por cavalo de força, vinda de tecnologias e materiais derivados de supercarros como o Alfa 8C Competizione: fibra de carbono, alumínio e propulsão traseira.

O motor é um novo quatro cilindros turbinado de 1.750 cm³, evolução da versão Quadrifoglio Verde do Giulietta com um inovador bloco em alumínio, sistemas de admissão e escape otimizados para respostas imediatas com comando de válvulas continuamente variável, injeção direta, turbocompressor e um revolucionário sistema de controle que elimina o turbo lag, ou demora de resposta.




A transmissão é Alfa TCT automática de duas embreagens secas, de baixíssimo peso e imediata resposta ao acelerador. Um seletor dá ao piloto a escolha de um entre quatro modos operacionais: dinâmico, natural e todo-tempo (piso molhado, lama, neve, gelo), além de race (competição).




Externamente, o 4C lembra um pouco o 33 Stradale, enquanto internamente é terminado em fibra de carbono na célula de sobrevivência. As dimensões são compactas, com menos de 2,40 m de entreeixos, quatro de comprimento, dois de largura e 1,18 m de altura. Importante em veículos de competição, seu Cz (coeficiente de força negativa, para baixo sobre os eixos) é fortíssimo, para maior estabilidade a velocidades muito altas. 





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