quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

UM ARTISTA ITALIANO E A FERRARI 250 GTE...


250 GTO
Giotto bizzarrini sempre foi um artista italiano da estirpe do seu ilustre nome, que remete a um dos maiores pintores do Renascimento italiano.  Trabalhou na Alfa ROmeo, onde desenvolveu o imortal chassi da Giulietta, sobrevivente de 1954 a 1991 na ultima Duetto em 1992. Depois foi trabalhar na Ferrari com trinta e poucos anos,depois de mostar ao Commendatore o que foi capaz de fazer de um humilde Topolino, sua tese de formatura em Engenharia Mecânica na universidade:um motorzinho potenciado e um chassi brilhantemente evoluído da obra imortal de Dante Giacosa.
ISO GRIFO

Na Ferrari participou de alguns dos projetos mais brilhantes do Cavallino Rampante, entre eles a 250 GT Passo Corto ou SWB, o carro mais lindo do mundo. Mas a SWB tinha uma aerodinâmica meio meio barro, meio tijolo e não era suficiente paaq enfrentar o rolo compressor da Ford amancebada com Carroll Shelby e seu Cobra anglo português. Então nosso genio, vivo até hoje com 78 anos e trabalhando, decidiu modernizar o velho chassi de feixe de molas atrás. Lembre-se, suspensão traseira independente só saiu nas 275 GTB de fins dos anos 60...
ISO GRIFO
O resultado foi a imortal 250 GTO, um dos mais belos e eficientes da serie 250 com os motores V12 de bloco pequeno conhecidos com Colombo do nome de seu projetisa, Gioacchino Colombo. 
BIZZARRINI 5300 GT STRADA
 Mas em 1961 aconteceu a revolta de alguns engenheiros do Reparto Proggetti da Ferrari e cinco deles abandonaram a marca de Maranello, entre eles Carlo Chiti e Bizzarrini. Bizza rrini fundou a ATS para fazer um Formula 1 com o Conde Volpi, ideou o famoso Breadvan de fundamentos aerodinâmicos radicais segundo as indéias de Wuniblad Kamm com sua traseira cortada bruscamente, quase uma van mesmo. Com o fracasso e os burros n´água da ATS Giotto fundou uma empresa com seu nome. 
FERRARI BREADVAN
Aproveitou o projeto concebido para Enzo Rivolta e seu Iso Grifo, onde era usado um dos mais brilhantes motores de todos os tempos: o Small Block Chevrolet de 5300 cm³ ou 327 pol³, Embora não imbuído da extrema elegância arquitetônica e tecnológica dos V12 Ferrari, enm a eficiência dos V12 Lamborghini que duraram do Miura eem 66 ao Muricielago em 21010. 
O SMALL BLOCK MUITO RECUADO NO CHASSI PARA FAVORECER A DISTRIBUIÇÃO E PASOS
O Small Block era leve e capaz de criar muita potência. Muito recuado e baixo no chassi com o tradicional carter seco, solução amada bor Bizzarrini, o Grifo deu origem a um dos carros que, se não o mais belo de todos, tinha o melhor nome: Bizzarrini 5300 GT Strada!

O INTERIOR DOS GT STRADA
Neste ponto nossa história passa para os carro recriados por William Favre através da Carrozzeria Medardo Fantuzzi, o executor de muitos projetos em metal gerados das mentes brilhantes de vários projetistas italianos como Mario Boano e Giuseppe Vignale. 

FERRARI 250 GTE
Como o Commendatore odiava Fave por replicar seus mais famosos carros como a GTO e a Testarossa dos anos 50, Favre tinha que usar mecanicas de segunda mão em seus carros que eram melhores que os originais, pois eram peças de coleção detentoras de muito melhor acabamento que os carros de corrida originais.
Para isto acontecer foram compradas e desmontadas várias 250 GTE, outra das obras de Bizzarrini. Como eram de quatro lugares e foram fabricadas em vasta quantidade ( para números de Ferrari, claro), coisa de mais de mil carros, tinham um valor menor e menos cuidado. Era possívelachar uma delas em estado deplorável por quase tostões e tome de fazer GTO com mecânicas de 250 GTE e mesmo de 330, como a que exite no Brasil nas mãos de um famoso colecionador paulista.
É aí que lembramos as voltas que o mundo dá: Aqui temos uma GTe igual à deum famoso apresentador de TV e Jornalista Mineiro que teve seu motor subtraído para doar alma e vida a uma preplica do pobre Favre, que sucumbiu a uns presentes de aço em Zurich quando se recusou a parar de fabricar as réplicas famosas que imortalizaram seu nome no mundo dos Ferraristi. Uma GTe com um motor Small Block de Chevrolet, mais leve e com 400 CV, 160 a mais que o original. Suprema ironia....
O LS1 DE CORVETTE, A SUPREMA HERESIA...

Nenhum comentário: