segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

OFF: TODOS SOMOS CULPADOS

Acabei de tomar conhecimento da tragedia de Santa Maria. Mesmo não sendo um jornalista dedicado a esses assuntos, doeu fundo na minha alma saber que muitos jovens, gente a quem muito me dedico ao difundir conhecimento, morreram nessa inacreditável somatória de imbecilidades, muito me atormenta saber que isso tudo foi inútil, evitável, imbecil.
Como todos sabem, há décadas foi inventado um sistema chamado de sprinklers: chuveiros de alta pressão nos tetos são a primeira barreira contra incêndios em ambientes fechados. Todo bom espaço público os tem, ligados a uma fonte de pressão hidráulica eficiente, bem como um sistema decente de exaustão de ar. Muitas vidas teriam sido salvas se ali existisse isso.
Como todos sabem, desde 1972, quando o avião da VARIG caiu em Le Bourget matando centenas de pessoas, por causa de um cigarro em uma lixeira de banheiro, não se usam isolantes térmicos e acústicos inflamáveis  nem muito menos capazes de emissão de gases tóxicos venenosos. Como disse o Major Brigadiano poucos morreram queimados. A maioria foi envenenada pelos gases da queima do teto.
Como todos sabem, não se acendem fogos de artifício em lugares fechados. Como seu próprio nome indica, são feitos de FOGO, que pode acender outras coisas. É mais ou menos como acender pirotécnicos em uma refinaria, ou um posto de gasolina.
Como todos sabem, os seguranças de um local são isso mesmo, cuidam da SEGURANÇA dos presentes, e não bloqueiam a saída dos que precisavam fugir da fumaça altamente tóxica, Parece que nenhum deles morreu na tragédia... Só 232 crianças que acreditavam no futuro, em estudar para melhorar a sua vida e a de seus compatriotas:  a maioria dos mortos eram alunos de medicina, e outras ciências medicas e alimentares. O quanto farão falta esses espíritos juvenis, esses espíritos movidos pela fé no futuro, sacrificados na pira da estupidez e da cupidez do lucro maximizado pelo corte de custos?
É preciso protestar, manter a chama da JUSTIÇA acesa, não deixar que daqui a dois meses isso tudo seja esquecido e que acabe em pizza, como outros crimes que levaram o dinheiro que podia estar salvando vitimas e necessitados no Brasil para países europeus em malas...

Calados somos todos culpados.É preciso protestar!

José Rezende-Mahar

3 comentários:

Roberto Costa disse...

Muitos picaretas metidos a empresários do entretenimento postam seus seguranças nas supostas saídas de emergência exatamente para fecha-las se houver algo anormal pois a idéea não é salvar vidas e sim não deixar que alguém saia sem pagar a conta.

Triste, mas verdadeiro.
E agora que arca com tantos jovens mortos?

Com a palavra quem deveria fiscalizar e não faz!


Será que depois se um acontecimento tão brutal as autoridades vão fazer algo ou simplesmente cobrar taxas para reemissão dos tais Alvarás de Funcionamento?

Luby disse...

Creio que infelizmente são tragedias anunciadas pois a superpopulação dos ambientes e a falta de seguraça nesses ambientes são notorias..

Mr. Car disse...

Nem tinha pensado nos "chuveirinhos" que jorram água do teto, mas quando soube que o fogo em si foi o menor causador das mortes, imediatamete pensei que se houvesse um forte sistema de exaustão que pudesse livrar o ambiente da fumaça, a tragédia teria proporções bem menores, apesar de todas as outras falhas de segurança. R.I.P. E que as famílias encontrem forças para seguir em frente. Não há consolo para a morte de gente tão jovem e saudável.