segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O TRIMOTOR FORD



POUCA GENTE SABE HOJE EM DIA, MAS A FORD FABRICOU NO FINAL DOS ANOS 20 E COMEÇO DOS ANOS 30 (1929-1935) UM AVIÃO QUE TINHA O PAPEL DE SER O MODELO T DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS. NESSE TEMPO AVIÃO AINDA ERA UM COISA MISTERIOSA E CARA E A FORD MUDOU TUDO ISSO COM ESSE AVIÃO . LANÇADO EM 1927 E FABRICADO ATÉ 1933, SÓ FOI  TORNADO OBSOLETO COM, O ADVENTO DO IMORTAL DC3. tINHA TRES MOTORES ENTRE 220 E 450 CV CADA UM, CHEGAVA A 150 KM/H COM UMA MEDIA DE 13 A 15 PASSAGEIROS, SEGUNDO A VERSÃO.

UPDATE: UM PASSEIO PELO AVIÃO:


A RESTAURAÇÃO DE UM DELES:

7 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Tem uma cabine de um desses no Smithsonian Air and Space Museum, em Washington DC.

Tem também um "sofá" feito de várias poltronas de vários aviões diferentes.

É triste comprovar que hoje viajamos "enlatados" em poltronas ridículas. As poltronas desse Ford, do DC3 e do Constellation eram espetaculares!

Unknown disse...

Não subo num desses por dinheiro nenhum!!!

CDP disse...

O Henry não fazia as coisas pela metade. Também fez um aeroporto em Dearborn (onde é a pista de provas), com a primeira pista de concreto dos US, com o primeiro hotel de aeroporto (que ainda existe e é ótimo) e, dizem, o primeiro terminal de passageiros dos US.

CDP disse...

Os instrumentos montados externamente, sobre o suporte do motor, são extraordinários. Pra que gastar fiação e dutos quando o piloto pode muito bem olhar pra fora e ler... Só deve complicar um pouco em caso de chuva forte.

José Rezende - Mahar disse...

ISSO, JOSÉ CARLOS, SINTA-SE SEGURO NA SUAS MARAVILHAS COMPUTADORIZADAS...ATÉ DAR TELA AZUL...LEMBRE-SE, É TUDO WINDOWS...

Anônimo disse...

Eu voei nesse avião em Oshkosh esse ano, uma experiência única pela bagatela de 80 dólares! Jamais esquecerei!

Unknown disse...

O designer do Trimotor, William Stout, também projetou alguns carros polemicos e com perfil aerodinamico como o Scarab. Na abertura do encontro de antigos de Amélia Island no ano passado o Trimotor fez um voo muito elegante...

Rogério Machado