sábado, 20 de outubro de 2012

QUADSKI BY JLV


Um anfíbio indiano
Mistura de carro e moto, o Quadski indiano está em seu elemento na terra e na água. Depois do Amphicar alemão da década de sessenta, pouquíssimos anfíbios foram colocados em mercado – a maioria deles caríssimos, de pouquíssima venda e curtíssima vida em mercado.

Agora a Gibbs Sports Amphibians, de um certo Alan Gibbs, ex-diplomata e atual empreendedor neo-zelandês, lança o Quadski dizendo que ele é o primeiro anfíbio leve capaz de passar dos 16 km/h na água, devido principalmente a seu baixo peso, construção em fibra de carbono e rodas dianteiras que se retraem ao entrar na água. Alan, que já fez aparelhos de TV, investiu US$ 200 milhões na idéia, construiu nove protótipos e recebeu mais de 300 patentes nos últimos 16 anos. Ele diz que “Você simplesmente dirige direto à água, bem rápido, e continua de pé em baixo. Quase uma mágica.” Fazer o veículo “Parece tão simples, mas na realidade é bem difícil.”


O Quadski não é seu primeiro veículo, que foi um Aquada de três lugares em 2003 e que fazia 160 km/h na terra e 48 km/h na água. O CEO do Grupo Virgin, Rochard Branson, o usou para estabelecer um recorde de velocidade da travessia do Canal da Mancha no ano seguinte. O Aquada, porém, nunca foi comercializado, já que seu fornecedor de motores, a Rover, faliu. Outro grande problema foi a negativa do governo americano em aprová-lo sem que o veículo tivesse um airbag – Gibbs argumentou sem sucesso que cada vez que o Aquada batesse de frente numa onda grande, o airbag entraria em funcionamento.




O Quadski tem menos problemas legais, já que é mais moto do que carro, e será vendido nos estados da Florida e Texas, no corredor de Nova York a Boston e na região dos Grandes Lagos. Ele vai ser feito na ex-fábrica de peças do Grupo nipônico Daewoo, no estado de Michigan, e Gibbs espera vender mil unidades no primeiro ano. Paralelamente Gibbs espera apresentar também dois outros veículos, o Phibian de nove metros e 6,5 toneladas e o Humdinga de 6,6 metros e 3,5 toneladas, ambos destinados primariamente a aplicações militares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso não é uma moto, mas um quad e o grupo Daewoo é coreano e não nipônico.

Wellington Cassiano
Brasília-DF