quinta-feira, 13 de setembro de 2012

UM FLXIBLE PRA VIAJAR

Uma obra de arte. um onibus Flxible VL100 igual aos que o Expresso Brasileiro importou nos anos 50 para fazer frente aos GM Coach PD4104 da COmeta. O problema foi que o dono da Cometa era deputado e poderoso, o que causou anos de alfândega para esses ônibus muito legais...Coisas do Brasil que mudaram pouco. Mas esse tem um belo GM Detroit Diesel 8V53 de sete litros e uns 350 cavalos...Só não gostei da caixa Fuller manual de 5+5 marchas, com as marchas invertidas. Já que o construtor botou uma direção assistida, podia ter mandado uma automática Allison de seis marchas e poupado o trabalho de passar machas em uma caixa seca, o que não deixa de ser uma arte, de qualquer forma... Há mais dois videos deles na lista do Youtube, com os mínimos detalhes. O cara deve etar mal de saude mesmo para ter que vender sua obra de arte...uma pena...

5 comentários:

Sacco disse...

O grande rival do Morubixaba.

José Rezende - Mahar disse...

E como era chamado o VL100 no Brasil? Alguém sabe dos raros sobreviventes? Havia um em Sampa cujo dono tinha instalado um 8V71N e ia aos encontros de motos com ele rugindo tão lindo, um som que os PD4104 nunca tiveram...

Alexandre Cruvinel disse...

O Expresso não era o Diplomata ? Ou esse nome veio depois ?

CDP disse...

No Expresso Brasileiro era Diplomata. Viajei nele algumas vezes. Deixou saudade.
Mahar. Agora falta postar alguma coisa sobre os Flxible da Única, com entrada de ar no teto, que faziam Rio-Petrópolis. Sobreviveu algum? Para mim foram os ônibus mais charmosos que passaram por estas bandas.

Anônimo disse...

Tá certo, o nome do VL 100 do Expresso Brasileiro era Diplomata. Eu viajei nele uma vez,o pneu furou na altura de Nova Iguaçú-RJ,e o estepe ficava na frente, abrindo o parachoque dianteiro.
Mais uma coisa:além desse exemplar que andou aparecendo em alguns encontros, ouvi falar de um, totalmente original, que pertancia a uma empresa chamada TOSCHE e fazia transporte de pessoas para o aeroporto de Cumbica!