domingo, 8 de julho de 2012

Veículo de patrulha Foxhound by JLV


Uma combinação de veículo pesado capaz de agüentar explosões e veículo leve e tremendamente ágil que vai onde pouquíssimos podem fazê-lo. Eis o resultado de um trabalho conjunto entre o exército britânico, a BMW e a McLaren, construtora de carros de alto desempenho.
O equilíbrio entre um veículo de guerra blindado e alta versatilidade no campo não é uma coisa comum, e o ministério da defesa britânico garante que este veículo de patrulha oferece inéditos níveis de proteção contra explosões, especialmente levando-se em conta seu tamanho e peso. Seu casco em V ajuda a sobreviver fortíssimas explosões. 

Seu predecessor, o Snatch Land Rover aparentemente não dava proteção suficiente contra minas terrestres e outros explosivos encontrados em operações no Iraque e no Afeganistão. O modelo chegou a ser apelidado de ‘caixão móvel’. O Foxhound oferece proteção bem maior e é leve e suficientemente ágil para navegar pontes, trilhas, becos e outras áreas onde veículos maiores têm de ficar para trás. 
A operação européia da americana General Dynamics Land Systems: Force Protection Europe (GDLS:FPE) é quem constrói o Foxhound, juntamente com engenheiros da BMW, McLaren, Ricardo e firmas do campeonato mundial de rali – e o Foxhound consegue assim atingir 112 km/h. 
Ele é o primeiro veículo projetado dentro do que o exército britânico chama de ‘sistemas abertos’, compostos de equipamentos de prateleira, operação com outros veículos e tecnologias, além de capacidade desde zero de receber upgrades e assim impedir de se tornar obsoleto. 
O motor do Foxhound pode ser completamente removido e substituído em meia hora e o veículo pode funcionar com apenas três rodas, caso uma de suas rodas seja destruída numa emboscada. No começo da semana passada, o exército britânico enviou um comboio deles para testes no deserto de Helmand, no Afeganistão – as primeiras de 300 unidades, que custaram um total de 270 milhões de libras esterlinas e fazem parte de um programa de dez anos de veículos blindados e 5,5 milhões de libras. 
]


Um comentário:

1k2 disse...

Agora que estão retirando as tropas é que eles lançam um veículo novo?