domingo, 29 de julho de 2012

NOVAS ALTERNATIVAS À BORRACHA NATURAL BY JLV


Latex de guaiúle e dente de leão


A Apollo Vredestein holandêsa é uma empresa fabricante de pneus de baixa visibilidade de mercado que vem produzindo protótipos feitos de borracha natural feita de guaiúle e dente-de-leão russo – este último também objeto de muita pesquisa por parte da nipônica Bridgestone. Os protótipos já iniciaram uma longa e severa fase de testes, após o que (se forem bem nos testes) passarão à fase de produção. A Apollo espera criar uma alternativa ao monopólio asiático de borracha, que possui a principal fonte de látex, a Hevea brasiliensis.

A pesquisa toda foi feita no laboratório espanhol Neiker-Tecnalia, um de 12 centros que participam do projeto europeu EU-PEARLS financiado pelo 7º Programa Framework (Estrutura) da Comissão Européia. O centro Neiker-Tacnalia foi contratado para pesquisar o genótipo do guaiúle, um tipo de arbusto, e do dente-de-leão russo, uma planta perene. O guaiúle cresce muito bem nas áreas mediterrâneas e o dente-de-leão russo nos países do leste e do norte da Europa. 

Atualmente não existem alternativas sintéticas à borracha natural, embora muita gente trabalhe 24 horas por dia tentando chegar lá. Assim como o petróleo, a borracha natural serve para mil coisas, sua demanda é permanente, o fornecimento é cada vez mais problemático e seu preço não para de subir. O guaiúle já é uma fonte de biomassa na Espanha, mas o estudo diz que é mais fácil extrair borracha do dente-de-leão russo.

A hevea brasiliensis é vulnerável a muitos animais e depende de condições climáticas achadas apenas em zonas tropicais. O guaiúle e o dente-de-leão russo não causam alergias, que é também um problema da hevea.

Mais detalhes sobre o programa de pesquisas serão mostrados na reunião final do projeto EU-PEARLS em Wageningen, Holanda, nos próximos dias 24 e 25 de setembro. 

Nenhum comentário: