quarta-feira, 18 de julho de 2012

LA CITROËN DS, LA VOITURE DU SIÉCLE

Há dias atrás, no Sábado passado, comemorou-se o Dia Nacional da França, o dia em que "Le jour de gloire est arivé" e foi apresentada ao mundo a Democracia. E que me perdoem os outros fabricantes franceses e mundiais, mas o DS foi a imagem de uma Revolução no mundo do automóvel. 
São dois videos: um documentário detalhadíssimo em P/B e francês com toda a história do carro que parecia uma nave espacial em 1955.Todos os segredos da maravilhosa suspensão hidro-pneumática e o coração hidráulico que move a trapizonga toda e o torna um carro que só tem em comum com os outros ter quatro rodas e um volante. Isso eu mesmo descobri nos anos 80 quando fiz uma viagem de Paris a Reims em busca de um amor perdido de CX 23 GTI, o legítimo sucessor do DS com suas qualidades ainda mais sublinhadas na evolução. ali estão todos os detalhes dos vários modelos da linha, principalmente o meu sonho de consumo, um DS 23 Cabriolet Injection com cambio manual de cinco marchas e rodas raiadas. São 50 minutos de história do Automóvel  e, mesmo que você não fale a língua, dá para entender muita coisa, pois afinal o Francês é uma língua latina como o Português.
O segundo vídeos da TV Mahar mostra meu Herói Burt Reynolds  de Citroën SM Maserati, a mega evolução do DS,  dando um pau na policia americana de AMC Marlin, uma covardia...





Um comentário:

Carlos Eduardo disse...

Mestre,

Me permita uma correção no seu texto.

"(...) com toda a história do carro que parecia uma nave espacial em 1955."

Esse carro em 2055 continuará parecendo uma nave espacial. Esse carro é tão genial que daqui a 300 anos ele TALVEZ será um carro "comum".

Eu considero esse carro o ápice de criação da indústria automobilística gaulesa, que sempre foi meio "do contra", mantendo um costume milenar, desde os tempos de Asterix e Obelix (criação igualmente genial e francesa).