sábado, 14 de julho de 2012

HOLMAN&MOODY 1964 FAIRLANE 427

 Em 1964 a Ford Americana montou um esforço gigantesco para mostrar que era alguém no cenário europeu de competição. Foi o tempo dos Ford GT 40 e dos AC Cobra, dos Mustang no Mundial de3e Rally - quem não lembra de "Um homem e uma mulher" - e em alguns campeonatos foi concebido esse Fairlane.
Menor que um Galaxie e mais ou menos do tamanho de um Dodge Dart, seu concorrente direto no mercado americano, o Fairlane era um Homologation Special. A configuração era a mais rígida, o sedan duas portas com coluna com acabamento standard ou maxi espartano, freios a disco sem servo, direção hidráulica e o motor  V8 big block bravo de SETE litros produzindo mais de 500 CV. 
Esse motor  que só era mais fraco que os side oiler de comando no cabeçote de alguns AC Cobra. a caixa era manual de quatro marchas conhecida por rock crusher( moedor de pedra) por sua capacidade de encaixar torques boçais na ordem de mais de 90 KGMF. Tudo isso era sustentado por um monobloco reforçado com uma gaiola e uma suspensão derivada dos stock car americanos.
Como o Fairlane que venceu na Inglaterra nas mãos experientes de Fireball Roberts, pai de um conhecido motocrosser brasileiro, Eugene, se perdeu nas brumas do tempo e dos feros velhos, foi encomendada à ´própria M&M uma replica fiel nos mínimos detalhes. 
Ela foi homologada pela FIVA por ser extremamente fiel ao original em cima de um carro de época. Resultado: um carro muito rápido, bom de curva até na chicane de Goodwood - e há quem diga que carro americano não faz curva.... -  que recebeu dos concorrentes derrotados o nome de Flying Fridge, a geladeira voadora...a inveja é uma M....

Um video muito bom da Classic Driver, uma revista de Internet:

Nenhum comentário: