sexta-feira, 13 de julho de 2012

FIAT 500 LUNGA BY JLV

Cinqüenta e cinco anos após o nascimento do histórico modelo 500 e cinco anos após a apresentação do atual, a Fiat mostra este mês sua terceira versão da atual família 500, depois das Abarth e Cabrio. A letra L engloba as três dimensões nesta solução: Large, ou grande, dizendo da funcionalidade e do espaço; Light, de leveza e de luz; e Loft, de galeria elevada, sótão, ático. Comercialmente, estará disponível nos principais mercados da Europa no primeiro fim de semana de outubro e depois, progressivamente, em outros mercados menores. Estará finalmente à venda em mais de 100 países, inclusive Estados Unidos e eventualmente também no Brasil. 


Expandida no conceito da ‘eficiência espacial’, o novo modelo desafia as convenções com espaço interno de um MPV, ‘sensação’ de um pequeno SUV e níveis de eficiência de um compacto europeu – tudo isso como uma alternativa pequena e versátil de um sedã dos segmentos B e C, capaz de transportar filhos ou amigos em viagens relativamente longas, embalados pela melhor sistema de música. 
De acordo com a mais recente pesquisa, 4,10 m é o tamanho médio dos automóveis vendidos na Europa – o 500L tem 4,15 m de comprimento, 7 cm mais do que um Fiat Palio, 1,78 m de largura e 1,86 m de altura, acomoda cinco passageiros de 2 m de altura e suas cinco malas de rodinhas num porta-bagagem de quase 400 litros. É o melhor volume para passageiros de seu segmento, com 3,17 m³, e com os bancos de trás dobrados à frente, há um piso de carga completamente liso. Ao todo, seu interior permite nada menos de 1.500 configurações e o compartimento de bagagens pode ser dividido em três níveis, separando objetos pesados de leves, limpos de sujos, molhados de secos. 
A palavra Light fala também da simplicidade do uso da tecnologia a bordo. Um exemplo é o chamado UConnect, com tela de toque de 5” que permite gerenciar todo o conteúdo de mídia no carro, como rádio, celular, Media Player, iPod ou smartphone, todos sem fio. Um pouco mais adiante, haverá integração de um sistema de navegação bastante simplificado, com comando por voz e controles no volante. Outro desenvolvimento no futuro próximo será a integração de um smartphone, com aplicativo para contato constante com Facebook e Twitter, mais notícias sobre o tráfego e o clima em tempo real. 
Além do UConnect, o novíssimo software ecoDrive LIVE na tela de 5”, uma evolução do ecoDrive de 2009 e do qual já existem mais de 80 mil usuários. O sistema analisa seu estilo de dirigir e gera sugestões (lições) personalizadas através das quais você poderá economizar até 16% de combustível e diminuir suas emissões de CO2. 

A palavra Loft fala de uma dimensão luminosa contemporânea, ampla e aberta: o 500L tem quase 360° de vidro e o maior teto transparente de sua categoria, 1,5 m², disponível em duas versões, elétrica e Skydome. 

Para tornar seu carro o mais personalizado possível, o Centro Stile Fiat projetou e a Mopar (Chrysler peças) produziu mais de 140 itens opcionais. Pela primeira vez no Grupo Fiat há um sistema de som Premium projetado em colaboração com a Beats Audio (HTC de Taiwan). O sistema tem um algoritmo avançado de igualização que cria um definidor de som alto e limpo que os fundadores do Beats (Dr. Dre e Jimmy Lovine) exigem em seus estúdios de gravação.
Finalmente, outra première mundial é a novíssima máquina de fazer café, criada em colaboração com a Lavazza. O 500L é o primeiro carro de produção a oferecer uma máquina de café ‘espresso’ com a tecnologia das xícaras ‘A Modo Mio’ integrado num deck especificamente desenhado para isso. 

Inicialmente o 500L oferece três motores, dois a gasolina (0,9 Turbo TwinAir de 105 hp e um 1.4 de 95 hp) e um diesel 1.3 MultiJet 2 de 85 hp. O Turbo TwinAir, com seu compressor de alta eficiência, é recordista de (baixas) emissões em seu segmento, com 112 g de CO2 por quilômetro. A partir do ano que vem, o 500L será ainda mais amigável ao meio ambiente, com opção do combustível mais limpo hoje existente: metano. O motor, chamado Natural Power, será um Turbo TwinAir específico para este combustível. 

O 500L é produzido na planta de Kragujevac, na Sérbia, inaugurada em abril passado após três anos de intenso trabalho para melhorar sua infra-estrutura e restaurar os prédios, com novos telhados, novos departamentos de produção, regeneração de terras e instalação de maquinário e sistemas de produção avançados. Dois mil e quinhentos trabalhadores e fornecedores trabalharam na reconstrução, o investimento foi de mais de um bilhão de euros e a capacidade de produção é de 700 veículos/dia.

O lançamento do 500L à mídia internacional foi feito na OGR, Officine Grandi Riparazione, em Turim, onde até a década de 1970 eram reparados os trens das ferrovias italianas e desde 2011 é um grande centro de cultura contemporânea.


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