quarta-feira, 20 de junho de 2012

TURBOS PRECISAM DE AMOR...

Dicas para preservar a vida útil do turbocompressor


É preciso dedicar especial atenção ao turbocompressor para manter a sua vida útil. Alguns hábitos ao ligar e desligar o veículo, bem como ao fazer a manutenção, podem preservar o componente.

Alguns cuidados podem preservar a vida útil do turbocompressor, componente responsável por aproveitar a energia dos gases de escapamento para comprimir o ar que será admitido pelo motor e, assim, aumentar a potência do carro. “O turbocompressor trabalha de forma independente do motor, com rotação diferenciada. Por isso, ao dar a partida no veículo é preciso deixá-lo em marcha lenta e somente quando a luz de óleo apagar é recomendado dar rotação ao motor”, afirmou Osvaldo Peres, chefe de oficina da Tietê Veículos. Desta maneira, a lubrificação percorre todo o motor e chega ao turbocompressor, que conta com rotação bem mais alta que o motor.


Ao chegar de uma viagem, é fundamental deixar o carro em marcha lenta de um a dois minutos para que a rotação do turbo alcance rotação mínima de trabalho, ou seja, marcha lenta do motor. “Quando o motorista dá carga no motor a rotação se eleva. Caso ocorra o desligamento do motor, a lubrificação do turbo é cortada imediatamente e, consequentemente, esse componente trabalha no seco, sem óleo”, advertiu. O óleo queima e fica um resíduo de carvão entupindo tudo...a catástrofe!

Existe uma bomba de óleo eletrica chamada PRE LUBER que ao ligar pressuriza todo o motor, diminuindo em 75% o desgaste do motor em si, além do turbo. Ela também mantém a pressão depois do desligamento, refrigerando e lubrificando todo o motor e o turbo até que tudo pare de girar, pois o turbo pode estar girando a 120.000 rpm e o motor em marcha lenta.


Ele também chama a atenção para a manutenção do turbocompressor. “Por trabalhar em alta rotação é muito sensível às impurezas. É muito importante que o operador utilize o óleo especificado pelo fabricante, bem como faça a troca no período recomendado para garantir óleo de qualidade, sem impurezas e livre de contaminações, mantendo a lubrificação adequada do turbo”, comenta o chefe da oficina. Peres ressalta também que é importante dar atenção especial ao filtro de ar do veículo, pois sua obstrução aumenta a depressão no sistema de alimentação, propiciando a passagem de óleo lubrificante pelo eixo do turbo.


No processo de lavagem do motor é preciso ter cautela. Há componentes nos motores eletrônicos, como os contatos elétricos que trabalham em baixa amperagem, que não podem correr risco de infiltração de água. Já a água fria em partes aquecidas, como o turbocompressor ou o bloco de motor, pode os trincar devido ao rápido resfriamento chamado choque térmico.

Nenhum comentário: