terça-feira, 19 de junho de 2012

50 ANOS DE ALPINE POR JASON VOGEL

Francês volta correndo

Renault faz protótipo que relança a marca Alpine, fora de cena desde 1995

Legenda: A CARROCERIA básica veio do protótipo elétrico DeZir, de 2010. Para lembrar o Alpine A110 original, teve a frente modificada e ganhou entradas de ar laterais
Legenda: A MECÂNICA do protótipo Alpine A110-50 veio dos Mégane Trophy: chassi tubular com motor V6 central e tração traseira. É carro para pista, com interior espartano
Legenda: OBRA MÁXIMA de Jean Rédélé, o A110 original (1962-1977) foi o mais longevo e bem-sucedido dos Alpine. Na década de 70, brilhou nos ralis
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Jason Vogel


Os franceses já fizeram esportivos que brigavam de igual para igual com os Porsche. Eram os carros da marca independente Alpine, que usavam mecânica Renault (no Brasil, foram fabricados com o nome Willys Interlagos).
Na década de 70, a Alpine foi incorporada pela Renault e viveu suas maiores glórias esportivas. Fez 1º, 2º e 3º lugares nos ralis de Monte-Carlo (em 1971 e 1973) e venceu as 24 Horas de Le Mans de 1978. Mas veio a decadência e, em 1995, a marca foi extinta.
Desde então, há especulações de que a Alpine voltará. Eis que, na sexta-feira passada, às vésperas do GP de Mônaco de F-1, a Renault apresentou um belo protótipo, exemplar único. Comemorava os 50 anos de lançamento do A110, o mais famoso dos Alpine.
Chamado de A110-50, o carro junta elementos que a Renault já tinha na prateleira. Sua carroceria veio do esportivo-conceito DeZir (elétrico apresentado em 2010).
A frente, contudo, ganhou detalhes que remetem ao A110 original: um friso central ladeado por dois ressaltos que lembram os faróis auxiliares dos anos 60 e 70. Cor? Azul metálico — o Bleu Alpine, por tradição.
Já a mecânica veio do carro de corrida Mégane Trophy. É um chassi tubular, com motor central instalado logo atrás do piloto.
E que motor! É um Nissan V6 de 3,5 litros, mexido para render 400cv. Traz a reboque câmbio de seis marchas, de dupla embreagem. Como no velho A110, a tração é traseira.
O melhor é que este protótipo de 880kg não é só para fazer bonito nos salões: em Mônaco andou forte, pilotado sem pena. Seu V6 gritou enlouquecido como os Fórmula-1.
Executivos da Renault dizem que a volta dos Alpine às lojas ainda está em estudos. E, se retornarem, certamente serão bem diferente do carro que vemos aqui, só para pista.


O ALPINE A110 ORIGINAL

Um comentário:

Wilson disse...

A culpa de eu estar hoje neste blog é de um Interlagos amarelo com faixas verdes.
Foi onde tudo começou, o gosto pelo automobilismo.
Wilson