sexta-feira, 25 de maio de 2012

Hummer militar híbrido BY JLV


Hummer militar híbrido
O exército americano gasta uma fábula de dinheiro em combustíveis por dia – jipes, caminhões (geralmente de 8 toneladas), ônibus, aquecimento e refrigeração de bases, geradores, tanques e por aí vai, quase infinitamente. Mesmo o país mais rico do mundo precisa economizar, e uma saída parcial é o uso de tecnologias verdes, como a de veículos híbridos. 

O novo Bravo, que se pode ver como um Hummer de nova geração, descende de um veículo chamado Alpha, tem capacidade de andar uma certa distância apenas com eletricidade (importantíssimo por não gerar ruídos ou muito calor) e, também oferecer energia a pequenos agrupamentos militares, agindo como uma usina elétrica móvel.

Em lugar do motor Cummins diesel de quatro cilindros do Alpha, ele utiliza um sistema híbrido paralelo composto de um Ford V8 4.4 biturbo de 268 hp, um motor elétrico dianteiro, um sistema híbrido integrado na traseira para maior economia – pronto para queimar 70% menos combustível do que o Alpha blindado. Ele chega a fazer 3,1 km/litro na cidade e 6,06 km/litro na estrada. 

O conceito do Bravo foi do ministério de defesa americano em colaboração com um grupo de alunos do College of Creative Studies, faculdade de estudos criativos, de Detroit, e o conceito foi desenvolvido pelo Tank Automotive Research, Development and Engineering Center, TARDEC, centro de pesquisas, desenvolvimento e engenharia automotiva de tanques, de Warren, Michigan, com a World Technical Services, Inc. O conceito foi mostrado no congresso anual da SAE, Sociedade de Engenheiros Automotivos, no Brasil Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

3 comentários:

1k2 disse...

...3,1 km/litro na cidade e 6,06 km/litro na estrada. E ainda chama isso de econômico?

José Rezende - Mahar disse...

lembre que é um blindado de trés toneladas ou mais...

1k2 disse...

Ok, mas uma Veraneiro que "só" pesa 2,5 toneladas faz até 12 km/l com um simples diesel seis canecos e tem uma aerodinâmica estudada de um muro de granito. 500 kg não faz tanta diferença. Uma Scania com câmbio semi-automático carregada (umas 70 toneladas) faz uma média de 4 km/l de diesel.