terça-feira, 3 de abril de 2012

O PALIO "LIMOUSINE" NO CHILE





Há uns dias a Fiat me convidou para ir ao Chile conhecer o novo Siena, apropriadamente chamado de Grand Siena. O nome se aplica, pois ele cresceu de modo impressionante: 14 cm no entre-eixos, uma enormidade em um carro do segmento dos médio pequenos. Falaremos mais dele adiante.
Mas a viagem foi mais do que isso, pois conhecemos um país diferente de todos os outros da América Latina. Primeiro é um país onde não chove seis meses por ano, com um clima ameno sem o calorão brasileiro e onde o Sol se põe no verão quase às nove da noite. Outra diferença marcante é o piso das ruas e estradas. Liso a ponto de ser monótono para nós que vivemos no país do balanço e do solavanco, a suspensão quase não se mexe ao viajar. Talvez por isso sejam tão populares os baratos carros chineses, que como todos são importados – o Chile não produz automóveis – pagam um imposto ridículo de importação, coisa de 5% ou menos. 





Ao menos em Santiago não se vê carros antigos e velhos. Eu vi só um Ford Crown Victoria dos anos 80 e nada mais. Alguns Audi, BMW e Mercedes, um ou outro Gol e Palio antigo pré-supervalorização do Real e o resto tem olhinhos puxados, a ponto de ser difícil identificar a todos. Tem até Foton da Malásia... No interior tem uns Peugeot velhos, os poucos Fiat são os italianos e acabou: o resto é oriental. Com muito Nissan e Toyota.
Um detalhe engraçado e que em um país com um clima favorável, talvez meio frio no inverno, não há quase motos na rua, nem pequena nem grande. Uma rara ou outra de cilindrada média, umas dez por dia andando muito e acabou. Os caminhões são na maioria americanos, com alguns Mercedes e Volvo, e os ônibus são quase totalmente Mercedes vindos da Alemanha e encarroçados na Marcopolo ou na Busscar, no Brasil.





O novo Siena é um carro impressionante: Claudio De Maria, o brilhante engenheiro chefe da Fiat, fez uma suspensão maravilhosa mostrando suas qualidades de engenheiro junto com Dotô Robson Cotta na validação. Aumentaram a bitola traseira e instalaram um eixo traseiro de torção com bitola maior que na frente. De origem no Punto, tem uma estabilidade assombrosa para quem conheceu o antigo Siena com a sua suspensão mais chegada no conforto: agora temos um carro que honra sua parecença de traseira com uma Alfa Romeo...


A mecânica é a mesma do Palio com o qual compartilha a parte da frente do monobloco até a parede de fogo, sendo depois totalmente nova a plataforma, aí incluso o eixo mágico. Inclusive no modelo Tetrafuel, para compensar o peso e a altura do bujão de gás existe uma barra estabilizadora dentro desse eixo mágico, que pode ser uma opção para os de espírito mais esportivo, embora as curvas dos retornos da estrada de Valparaíso não tenham indicado nenhuma necessidade de mais refinamento na suspensão. Pena que o percurso foi curto e reto...



Seguindo uma tendência manifestada primeiro pelo Logan e depois pelo Cobalt, o carro cresceu muito em espaço interno, quase invalidando o Linea,que é só oito centímetros maior. O interior é bem acabado, com a grande arte da Fiat de fazer um revestimento de custo contido, mas de aparência elegante. A posição de dirigir é corretíssima e os bancos confortáveis, tanto que me deu vontade de voltar pro Brasil dirigindo só para ver como ficariam as enxúndias  em percurso longo.
Um detalhe que melhorou ainda mais é o software do Duologic, agora um pouco mais suave nas trocas automáticas e disposto nas manuais, formando uma opção muito válida para a pedaleira apertada do novo Palio e Uno, que limita meus delicados pezinhos...

Mas o grande momento da viagem foi o terremoto. De uma magnitude de 7,1 graus na escala Richter, me acordou com as portas do quarto do hotel de luxo batendo. Impagável foi a resposta da recepção: não se preocupe, é assim mesmo e já passou...o primeiro terremoto a gente nunca esquece...

4 comentários:

Case_Alfa_Romeo disse...

Prezado Mahar, traseira de Alfa Romeo ofendeu. Sobre o Chile aqueles taxis onipresentes cujo o simbolo é um "o" em perspectiva, na verdade Samsung, me impressionaram. Carros simples mas completos. Bem adequados ao trabalho que se prestam. Não sabia que estes coreanos fabricavam carros... O taxista me disse que são a grande maioria dos taxis pois são os únicos que tem compromisso com peças de reposição, imprescindíveis para os motoristas de praça.

Anônimo disse...

Hum
A traseira do Punto inspirada no 156 nao é demerito nenhum para a Alfa!

Anônimo disse...

Errei!
A traseira do Siena inspirada no 156 nao é demerito nenhum para a Alfa!

Diogo disse...

Apenas uma observação. Creio que os veículos malaios sejam os Proton, não os Foton, como citado no texto.