sexta-feira, 2 de março de 2012

JLV E A MAIS RECENTE MALUQUEZ DE BURT RUTAN




Stratolaunch Systems
Um sistema móvel feito para lançar foguetes ao espaço foi anunciado por dois homens já mais do que calejados em suas respectivas áreas: Paul G. Allen, filantropo, e Burt Rutan, provavelmente o maior, mais completo e mais maluco de todos os engenheiros aeroespaciais existentes. Sete anos atrás, esta dupla se reuniu para criar a SpaceShipOne, EspaçoNaveUm, a primeira nave-foguete a voar para além da atmosfera terrestre paga por um grupo privado.

A nova empresa de Allen e Rutan, Stratolaunch Systems, dedica-se agora a desenvolver um sistema móvel de lançamento de foguetes, composto de três componentes principais:

– uma aeronave transportadora enorme, feita pela Scaled Composites de Rutan. Com envergadura de mais de 116 metros, de onde estão "pendurados" seis motores de Boeing 747 e com peso de mais de 540 toneladas, será a maior aeronave jamais colocada em vôo;

– entre as duas fuselagens da aeronave estará um foguete impulsionador. Construído pela Space Exploration Technologies, o foguete de 222 toneladas será lançado pela aeronave-mãe e levará a espaçonave à sua órbita;

– o terceiro componente do sistema será um sistema de "acasalamento" e integração que permitirá que a aeronave transporte e solte sua carga, com toda segurança. Será projetado pela firma de engenharia aeroespacial Dynetics.
A aeronave será construída num hangar dedicado da Stratolaunch, cuja construção foi iniciada no início do ano no Mojave Air and Space Port. Rutan espera que seu primeiro vôo ocorra dentro de cinco anos. De acordo com a empresa, o sistema de lançamento orbital “significará preços mais baixos, maior segurança, maior flexibilidade e menor tempo de resposta do que hoje é possível com sistemas baseados no solo”, permitindo um número maior de lançamentos dentro de um dado período de tempo. 

Uma vez construída, a aeronave provavelmente operará a partir de grandes aeroportos/espaçoportos, como o do Kennedy Space Center. Ela vai precisar de uma pista de decolagem de mais de 3.600 metros e ser capaz de voar até 2.400 quilômetros até os pontos de lançamento. 

Como Allen disse durante a apresentação do projeto, “Há muito, depois do sucesso do SpaceShipOne, sonho em dar o próximo passo no vôo espacial privado – em oferecer um sistema flexível de entrega no espaço orbital. Estamos na aurora de uma mudança radical na indústria de lançamentos espaciais.”

www.cargaetransporte.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Filantropo é um pouco resumido demais pro Paul Allen. Melhor: bilionario, co-fundador da Microsoft (ao lado do Bill Gates).