segunda-feira, 5 de março de 2012

GENEBRA 2012: FERRARI F12


À medida que os véus vão caindo do novo Ferrari F12, vem a percepção de que o novo cavallino é um capítulo inédito em termos de tecnologia, seja ela de mecânica, combustão ou dinâmica de fluidos, o que permite à Berlinetta sair ostentando o título de " o veículo de rua mais potente e de maior desempenho até hoje feito pela marca de Maranello. 

O V-12 tem 6.262 cm³ e entrega 740 cv a altíssimas 8.700 rpm, com os 70,3 mkgf de torque chegando a 6.000 rpm. Mas a só 2.500 rpm já tem 57,1 mkgf, 80% do total. Isso quer dizer uma onda de torque e aceleração descomunais, de fazer o 612 Scaglietti que avaliamos ano passado parecer um carro tremendamente mais ou menos...

A caixa é a mesma, um transeixo -F1 de dupla embreagem instalado na traseira como Deus mandou - parece que não vai haver opção manual, uma pena - para segurar o torque de caminhão sem obrigar a uma embreagem de pedra.

Isso serviu, como se vê em um dos vídeos, para bater o recorde de carros de rua na pista de Fiorano.







Para completar a aparência esportiva e as três camadas de tinta chamada Rosso Berlinetta, o entreeixos foi encurtado e o motor, os bancos e o painel foram rebaixados dentro do chassi. Enquanto isso a caixa traseira e a suspensão foram redesenhados para ter menos volume, fazendo um carro visualmente menor e mais baixo. 


O novo chassi espacial e a carroceria foram projetados pela Scaglietti usando 12 tipos diferentes de ligas leves, algumas delas nunca usadas em automóveis. Isso resultou em 20% a mais de rigidez estrutural e um peso com todos os opcionais de aliviamento de só 1.525 kg, 70 a menos do que o 612.









Algumas outras estatíticas para babar: o aumento da pressão aerodinâmica ou downforce subiu 76%, enquanto o arrasto diminuiu consideravelmente, visto que o Cx agora é 0,299. graças à Aero Bridge ou ponte aerodinâmica que usa o capô para gerar pressão vertical ao canalizar o ar desviando-o do topo do carro em direção às suas laterais, onde se misturam com a esteira das aberturas de roda para diminuir o arrasto, mesmo com os enorme pneus usados no F12. Como as emissões de CO2 caíram para 350 g/km e o consumo foi reduzido em 30%, o F12 é um dos supercarros mais verdes, o que ajuda a tapar a boca dos verdes implicantes com o prazer automobilístico...








Motor
Tipo: V-12 a 65 graus
Cilindrada: 6.262 cm³
Potência máxima 740cv a 8.500rpm
Torque: 70,3 mkgf a 6.000 rpm, 57,1 mkgf a 2.500 rpm

Dimensões e pesos
Comprimento: 4.618mm
Largura: 1.942mm
Altura: 1.273mm
Peso a seco: a partir de 1525 kg
Distribuição de peso: 46% dianteira, 54% traseira
Relação potência/peso: 2,1 kg/cv

Desempenho
Velocidade máxima: mais de 340 km/h

0-100 km/h: 3,1 segundos, 0-200 km/h: 8,5 segundos
Consumo médio cidade/estrada: 8 km/litro





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