sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O AVIÃO QUE NÃO QUERIA MORRER...

Um caça em missão de treinamento, manobras arrojadas, entra em flat spin, em uma certa altitude o piloto ejeta, o avião se estabiliza, pousa sozinho e intacto (de barriga) em um campo macio e nevado, funciona ainda por mais de uma hora (andando de pouco em pouco, pra surpresa dos transeuntes), até acabar o combustivel. Foi reformado e voltou à ativa. Imagine a explicação do piloto no day after...


2 comentários:

Paulo Francisco disse...

Queria ver a cara do aviador ao saber que o avião pousou só.

Clésio Luiz disse...

Para quem não é fluente na língua e Shakespeare, aqui vai uma transcrição baseada no áudio desse filme: o piloto estava num voo de treinamento com um instrutor e numa manobra mais forte para não perder o oponente de vista, a aeronave entrou num parafuso chato -"flat spin" (esse parafuso é quando uma aeronave começa a cair na vertical, com o nariz apontando para frente e girando, as vezes violentamente). Após tentar tirar a aeronave dessa situação e sem recuperação à vista, o instrutor manda o aluno ejetar. Para a surpresa das outras 2 aeronaves que estavam acompanhando a queda, o F-106 acabou saindo do parafuso e um dos instrutores disse jocosamente "fulano, é melhor você voltar para dentro da aeronave".

É provável que a força da ejeção tenha feito o nariz da aeronave abaixar, fazendo ela ganhar velocidade e acabar saindo do parafuso.