quinta-feira, 10 de novembro de 2011

NISSAN NEW YORK TAXI BY JLV


A Nissan resolveu entrar numa concorrência incomum: a de tentar ser a construtora dos táxis amarelos da cidade de Nova York. Pode parecer estranho alguma fábrica investir firme no projeto, testes e construção de um tipo de veículo caro, extremamente robusto e aparentemente de baixíssima produção.


Pior ainda, um veículo com uma série de características específicas que vai ser rodado pelo menos 200 mil quilômetros (frequentemente mais de 250 mil) por ano, 24 horas por dia, dirigido por um mínimo de três motoristas básicos diferentes, mais três a seis eventuais (ninguém o dirige sete dias por semana), que não vão nem pensar em tratá-lo bem ou fazer eventuais revisões. Um veículo que não terá seu motor desligado semanas a fio (o passageiro quer carro geladinho no verão e quentinho no inverno), que não trocará óleo e só manterá o nível normal do lubrificante e trocará seu filtro.





Durante mais de duas décadas, o táxi novaiorquino típico era um Chevrolet Caprice de tração traseira, até que a GM fez o que alea própria reconhece que foi uma burrada e lançou o Caprice de tração dianteira. Perdeu dois mercados importantíssimos, não tanto em números de venda como de imagem: os táxis amarelos de Nova York, seguidos por dezenas de milhares de outros pelo país inteiro, e os carros de polícia, ambos substituídos pelos Ford Crown Victoria, abaixo.


Com as novas realidades, esses carros com enormes motores precisarão ser trocados por veículos mais leves e motores menores – e a corrida para ver quem vai ficar praticamente com a imagem dos novos táxis já começou. E a fábrica vencedora parece ser a Nissan nipônica.











Um comentário:

José Luiz Lamosa disse...

Mahar !
Esse carro aí da foto é um Ford Transit Connect, a van leve mais premiada no Reino Unido e na Europa! Foi o melhor carro comercial que dirigi por lá, trabalhando como motorista. Tive a sorte de pegar uma SWB (entre-eixos curto), zero bala, prata, com o mais potente motor diesel disponível, ar condicionado, cd player, banco com todas as regulagens, e volante idem, ABS, Air-Bag, controle de estabilidade e de freada... um tremendo carrão ! A qualidade de contrução excelente, em todos os sentidos, e um prazer amaciar o conjunto,com suas engrenagens e comandos heavy-duty... Como não tinha revestimento da cabine pra trás, e eu havia ajustado minha posição o mais baixo possível, o centro de gravidade do bicho era quase no chão... impressionante como ele fazia curva bem ! Minha Transit Connect foi um grande parceiro, e era um grande prazer fazer turismo na Inglaterra, conhecendo London, e suas B-roads nos arredores, levando umas tranqueiras pra cá e acolá, e ainda ser pago pra isso...
Grande Abraço !