terça-feira, 18 de outubro de 2011

CHEVY 100: A HISTÓRIA DOS IRMÃOS CHEVROLET


Para celebrar os 100 anos da Chevrolet, seria melhor focar no homem e não na marca. Louis Chevrolet começou a desenvolver o carro com seu nome em 1911. A marca da gravatinha se tornou um ícone de tremendo sucesso, mas ainda assim sobrou pouco desse sucesso para Louis.

Embora Louis Chevrolet fosse bem mais que um piloto de corrida, competir foi o que o fez famoso. Em 1905 ele derrotou os famosos Barney Oldfield e Walter Christie (o inventor do carro de tração dianteira e motor transversal), os mais famosos pilotos desse tempo, em uma corrida no circuito novaiorquino de Morris Park com um Fiat de 90 cv, antecipando de muito a associação com a firma Italiana.

Louis e Arthur em Indianapolis

Nessa prova ele conseguiu um recorde de 108,8 km/h, o que em 1905 parecia a velocidade da luz. Mais tarde, nesse mesmo ano, derrotou Henry Ford e Walter Christie em uma corrida de uma milha em Cape May, New Jersey. Estas duas vitórias deram fama instantânea a Louis Chevrolet como um dos mais hábeis e ousados pilotos da América.

O FIAT DE 1905

Isso também chamou a atenção de William Crapo Durant, que tinha acabado de fundar a General Motors. Ele contratou Louis em 1909 para correr com Buicks ao mesmo tempo que contratou o irmão de Louis, Arthur, para ser seu chofer pessoal. Nos dois anos subsequentes Louis pilotou Buicks em uma série impressionante de vitórias. Mas como seu estilo era matar ou morrer, com tantos desastres quanto vitórias, Louis teve a antevisão de inventar o santantônio, ou rollbar.


UMA PANCADINHA DE LEVE...
Em 1910, depois que Durant perdeu a GM em uma disputa acionária, Louis começou a desenvolver  um carro belo e luxuoso para marcar a volta de Durant à industria automobilística. Esse intento acabou sendo o primeiro Chevrolet, introduzido em 1913. O carro era decorado com um radiador em V, um motor de seis cilindros e a primeira alavanca de câmbio no centro do assoalho, além de um freio de mão embaixo do painel

O automóvel Chevrolet vendeu 10.000 unidades em três anos (incluindo 3.500 do modelo Little) arrecadando milhões para Durant e lhe permitindo recobrar o controle da General Motors. Foi nessa época que Durant recompensou Louis com 10.000 dólares de ações da Chevrolet. Quanto deve valer isso hoje em dia...


FRONTY FORD

Mas foi aí que Durant deciciu laçar uma versão mais simples e mais em conta para competir com o Ford Modelo T, uma manobra inteligente mas que Louis odiou. Ele preferia ver seu nome em carros e maior prestígio, e então ele vendeu suas ações (outra manobra infeliz) para Durant e saiu, mas não levou muito tempo para o erro ser percebido.

Louis Joseph Chevrolet nasceu no dia de Natal de 1878, filho de um relojoeiro suiço. Seu pai lhe ensinou a respeito de relógios e de mecânica em geral, bem como lhe ensinou um bom nível de precisão no seu trabalho. A família foi para a França em 1886 e ainda adolescente Louis se enamorou de bicicletas. Construiu várias, correu muito com elas e então arrumou um emprego em uma tornearia em 1895.

O VITORIOSO BUICK DE CORRIDA
Corre a lenda que em 1896 o milionário americano Cornelius Vanderbilt estava viajando pelo interior da França quando seu caríssimo automóvel quebrou. Como o automóvel era muito recente ninguém conseguia consertá-lo, quando o jovem Chevrolet se apresentou e se deu bem ao consertar o carro e foi aí que Vanderbilt disse a Louis que seu futuro estava na América.

Depois disso Louis se tornou mecânico para vários fabricantes franceses, que eram o caldo de cultura do incipiente automóvel, com mais de 100 fábricas na França da virada do século passado. Dessas os mais destacados foram a De Dion-Bouton, Darracq, Mors e Hotchkiss. A Mors o enviou para o Canadá em 1899 e de lá Louis foi para Nova York, onde teve a chance de dirigir o Fiat de corrida. o casamento deu certo e Louis dividiu seu tempo entre correr e  vender e reparar carros europeus de luxo.

FRONTENAC EM INDIANAPOLIS
Quando seu pai morreu na França, em 1901, Louis começou a trazer a familia para os EUA junto com seus dois irmãos, Gaston e Arthur, que se juntaram com ele nas competições. Em 1905 Louis se casou com Suzanne, teve um filho chamado Charles em 1906 e outro, Alfred, em 1912. Em 1915 naturalizou-se, mas nessa altura a GM era coisa do passado e ele continuou a competir.

Em 1915 começou a construir carros de corrida com o nome de Frontenac, seu cantão natal na Suíça, que dominaram as 500 milhas de Indianápolis por vários anos. Todos os três irmãos Chevrolet entraram na Indy 500 em 1916 e Gaston venceu em 1920, mas teve um desastre seis meses depois na Califórnia e passou. Louis modificou um Cyclecar chamado Conelian, um minicarro, e o pilotou na 500 Milhas de 1915, mas parou antes do final. A Frontenac depois de algum tempo tornou-se uma firma de projeto e vendas de peças de competição para todos os carros, o Ford Modelo T, os Fronty Fords e outros.


O negócio prosperou, mas a Frontenac perdeu uma fortuna tentando desenvolver um carro de passageiros junto com a Stutz. A Crise de 1929 atingiu fortemente Louis Chevrolet, assim como a morte de seu filho Charles em 1934. Nesse ano ele se tornou consultor da Chevrolet, onde ficou até ter um enfarte em 1938, Então foi para uma casa de repouso na Flórida e passou em 1941, durante uma visita a Detroit. Seus documentos pessoais, projetos e desenhos de engenharia, fotos foram destruidos em um incêndio na casa de sua irmã em New Jersey. Louis e Gaston repousam lado a lado no Holy Cross Cemetery em Indianápolis, cenário de suas grandeS glórias na pista. Bom lugar  para passar a Eternidade.

Um comentário:

EMANUEL disse...

SOBRE O QUE FOI DITO SOBRE CORNELIUS VAN DER FILT, EM 1896 OU É UMA FÁBULA OU ERRARAM A DATA POIS ELE FALECEU EM 04 DE JANEIRO DE 1877.