sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TATRA 603 V-8. UMA VIAGEM FELIZ...

Uma viagem de um cara na Checoslováquia dos anos 60, onde sempre teve alguns mais iguais que outros.... Mas esse filme mostra bem a grande arte da obra de Hans Ledwinka, o inventor do Fusquinha original. Esse é um Tatra 603 V-8, imortalizado no filme "A Confissão" de Costa Gavras. Era o carro da alta classe comunista nesses anos no país mais fino e com o melhor Jazz da Cortina de Ferro. Só que o cara no volante era um grande campeão de rali... Aí não vale... E as traseiradas radicais do V-8 pendurado ao rabo... São dois filmes imperdíveis e mais um com o som do V-8.






A história do 603 com os protótipos feitos por Gianni Michelotti na Itália:



Finalmente o som do motor V-8 refrigerado a ar, no Rali de Monte Carlo:



O 700, sucessor e último automóvel Tatra:

3 comentários:

Anônimo disse...

que coisa incrivel, maravilhosa;

parece ser muito confortável, amplo, belas janelas, bela visão lateral, traseira, parece ser macio e mesmo assim estável;

apesar da evolução em suspensão, menos balonço, os carrps estão muito duros;

pelos dois primeiros filmes posso definitivamente concluir que dureza só não dá estabilidade, maciez também pode ser estável, ainda que a posição do motor tenha ajudado bastante é realmente muito espetacular.

Anônimo disse...

a solução do estepe. perfeito, posicionado baixo mas també de fácil retirada sem rirar as malas.

Alexandre Zamariolli disse...

Anônimo 19:54,
O sistema de guarda do estepe é idêntico ao dos Renault Dauphine/Gordini.
Todos,
Em 1974, meus pais compraram para meu irmão e eu uma enciclopédia Barsa. Logo o volume 2, com o verbete "Automóvel", tornou-se meu favorito. Uma das páginas mostrava a pequena foto de perfil de um carro estranhíssimo, com a legenda "Tatra, checoslovaco".
E não é que um ou dois anos depois, quando eu passeava de carro em Osasco, me aparece um bicho desses (modelo 603) estacionado na rua?!