segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PALESTRA DE BIRD CLEMENTE NO VETERAN SP




Veteran São Paulo promove palestra com Bird Clemente

Evento faz parte do processo de reposicionamento do Veteran Car Club Brasil - São Paulo no cenário nacional do movimento pela preservação da historia do automóvel no País. Palestra será na sede do clube sita à Rua Engenheiro Rebouças, 43, São Caetano do Sul, dia 23 de setembro as 20 horas.

Agência Hp Press
A história e as façanhas do piloto Bird Clemente se confunde com o nascimento do esporte a motor do Brasil. Dono de um talento único, o paulista da capital inventou um estilo próprio para “tocar” seu DKW-Vemag e vencer modelos bem mais potentes que se colocavam como opositores, seja nos circuitos de rua, seja no Autódromo de Interlagos. Sua maestria ao volante fez dele o primeiro piloto profissional do Brasil, bagagem que lhe serviu como base para ser “professor” de uma talentosa e vitoriosa geração de pilotos como José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi e Emerson Fittipaldi, as primeiras grandes expressão do País no cenário internacional do automobilismo de competição. Mas o que poucos sabem é que Bird Clemente foi um dos mais importantes e ativos presidentes que o Veteran Car Club do Brasil – São Paulo já teve.

Em poucos de minutos de conversa com Bird Clemente (foto a esquerda - Bird, Og e Marcos Meduri - três presidentes do VCCB - SP), é possível notar uma de suas principais características: determinação. É o tipo de pessoa que não desiste nunca dos seus ideais e sempre busca soluções para resolver questões mais delicadas. Foi assim na sua carreira de piloto, foi assim na época em que dirigiu o Veteran São Paulo, na década de oitenta. Foi na sua gestão, por exemplo, que o Clube passou a realizar os famosos Concours d'Elegance (Concursos de Elegância), realizados no espaço do Clube da Hípica da capital, e as Bienais do Automóvel, que aconteceram no prédio da Bienal de São Paulo. Sua capacidade de administrar e agrupar parceiros no mesmo ideal transformou o caixa negativo do Clube em saldo positivo. E foi exatamente com o intuito de transportar um pouco dessa história e experiência para os mais jovens que o Veteran Car Clube do Brasil – São Paulo, reativado no final do ano passado, realiza no próximo dia 23 de setembro uma palestra com o ilustre Bird Clemente.



Segundo atual presidente do VCCB-SP, o restaurador e colecionar de carros antigos Marcos Vinicius Meduri, a palestra de Bird Clemente faz parte de um programa de reaproximação da “velha guarda” do clube com a nova geração. “Estamos promovendo uma verdadeira troca de experiências para resgatar o núcleo da filosofia do Clube, que era a de enaltecer o amante do carro antigo e não a coleção que a pessoa possui na garagem”, explica. Quando fundado por Roberto Lee, Eduardo Matarazzo e Og Pozzoli no final da década de 60, o VCCB - SP tinha entre suas principais propostas a de agregar em torno dos carros antigos as pessoas que amavam e se dedicavam à preservação do automóvel, fosse empresário, colecionar, mecânico ou restaurador.

Dentro dessa proposta, o novo Veteran São Paulo (acima primeira reunião na atual sede) vem realizando uma série de atividades culturais como forma de se posicionar no hoje diluído ambiente dos carros antigos. “Com a paralisação do clube em São Paulo no início da década de 90, os sócios acabaram de acomodando em outros clubes. Nosso trabalho agora é o de trazer e reagrupar essas pessoas aos ideais do VCCB – SP”, mas sempre deixando claro que nossa intenção é a de aproximar de todas as correntes ligadas ao movimento, sem distinção de marcas ou tendências”, explica Meduri. Antes do encontro com o lendário Bird Clemente, que acontecerá na sede do clube, localizado na Av. Rebouças, 43, em São Caetano do Sul, a nova diretoria do clube realizou uma visita ao Museu de Roberto Lee, no interior de São Paulo, e ministrou recente palestra durante o Encontro de Santos.

“A palestra com o Bird será no tradicional formato, reunindo gastronomia com amizade e paixão pelos automóveis antigos”, destaca o atual presidente do VCCB – SP. Os interessados em participar do jantar-palestra com Bird Clemente no próximo dia 23 de setembro, as 20h00, deverão fazer contato através do telefone ou e-mail. Além do privilégio de ouvir as histórias que o ilustra piloto narrou em seu livro “Entre Ases e Reis”, os participantes poderão aproveitar a oportunidade para se filiar ao clube. Os convites foram limitados a 120 lugares e custa R$ 25 por pessoa, incluindo bebidas. (Foto ao lado de Bird Clemente, na época da Equipe Vemag Abaixo histórica foto da Equipe Willys)







Ficha





Evento: Palestra com Bird Clemente
Realização: Veteran Car Club Brasil – São Paulo
Dia: 23 de setembro de 2011
Hora: 20h00
Endereço. Av. Rebouças, 43, São Caetano do Sul
Fone: (11) 9975-4103










Nenhum comentário: