segunda-feira, 15 de agosto de 2011

THE LAST RIVA...1 MILLION DOLLARS!


Em janeiro deste ano foi leiloada na Flórida a última lancha Rive por uma milhão de dolares. O casco 774 pertencia à família que controla a Sony Corp.  e deve ter custado pelo menos um quarto de milhão de dolares quando nova, um bom investimento pro seu milhãozino em 16 anos....


Construída artesanalmente em mogno africano desde 1962, nesta série Aquarama Special foram 277 lanchas  de 1986 a 1996, quando esta saiu do estaleiro fundado por Pietro Riva. A Aquarama Special era um casco  de 28 pés (8,53 m). O estilo do painel era muito influenciado pelos Cadillac e Chrysler Hemi da época, cujos motores motivaram mutas delas. O casco era projetado com uma pequena cabina embaixo do castelo de proa, para abrigar a volta dos friorentos ou a chuva, da qual a capota conversível não protegia tanto quanto do sol.




O hidro Vê era semi-profundo, mais adequado às águas protegidas como lagos e navegação costeira que um uso de mar alto a sério. Nesse papel foi substituída mais tarde pela Monte Carlo Offshorer, mais engenheirada para isso. Tinha um hidrovê, ou ângulo de fundo de casco mais pronunciado, resultando em marcha mais suave em ondas mais altas.



A TRITONE SEM SOLÁRIO
Os dois motores Chevy  454" V-8 (sete litros e meio), 375 cv, eram montados em linha no centro do casco. Tocavam as transmissões do tipo Vê drive, instaladas  lado a lado e acionadas  por correntes, centrando e baixando o centro de gravidade.


A Aquarama foi um barco de glamour dedicado ao "jet set". Navegava muito na Côte D´Azur e na costa Italiana com gente rica que podia manter um barco desses. A manutenção anual do verniz é de dar medo, além do consumo dos motorezinhos de sete litros  e meio e muito torque pra tocar hélices de bom diâmetro e puxar esquis sem problemas: 2 x 80 litros por hora de boa gasolina de alta octanagem...


De Origem Chevrolet americana e marinizados pela própria Riva, desenvolviam 350 cv e ofereciam 45 nós de velocidade máxima (83,3 km/h)  além de arrancada forte e torcuda para puxar esquiadores. Eram instalados  em posição convencional por baixo do solário de popa. Esse solário diferenciava a Aquarama de sua antecessora, a Trone, da qual existia um exemplar em Cabo Frio e diz-se que outro no Yacht  Club do Rio.   
 
CHRIS CRAFT 1950
Os cascos e o design eram inspirados, curiosamente na terra do estilo, pelas Chris Craft e Hacker americanas dos anos 40 e 50. Foram um síbolo de poder e riqueza durante muito anos, uma época que passou. O que se faz hoje em dia, quando vendidas ne Europa onde o diesel é como aqui, mais barato, é movido por motores Yanmar Diesel de 300 cv, mas sem o maravilhoso som do motor V-8 bem explícito no segundo vídeo.


A lancha 774 a ultima Riva Aquarama Special



O som dos motores:



O test drive:

3 comentários:

Anônimo disse...

Mahar é um belo 'artezanato industrial':

- Nos anos 50 -eu era uma criança, mas ñ esquecí!- vi uma lancha menor, mas com esse tipo acabamento. Na minha mui impactada memória: 'consta' como se fosse ontem.

Abçs,
Ronaldo

Luby disse...

Obras de arte....

Luby disse...

No filme do Indiana Jones tem um pega entre 2 lanchas dessas que é muito bacana..