quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JLV: 1.200 hp E 1.200 kg...E UM JAG LIGHTWEIGHT



O Hennessey Venom GT tem essas especificações básicas, quase certamente as mais espetaculares de qualquer supercarro – mas custa US$ 950 mil, lá, e tem fila. São 5 unidades feitas por ano, a mão, em uma das três fábricas da marca, na Califórnia,


no Texas, ou em Silverstone, na Inglaterra, onde o carro custa US$ 28mil a mais e sai com direção do lado direito. Para quem quer ‘um pouco mais’, há a opção de acabamento externo ‘naked’ (nu), como o do Monsory – a um precinho modesto, de US$ 375.000.

Curiosamente, o Hennessey seco não tem uma distribuição de pesos muito boa: 37% no eixo dianteiro e 63% no traseiro. Quando todos os fluidos estão completos e os dois passageiros estão a bordo, a distribuição fica quase ideal: 44-56.


A primeira aparição pública do carro nos Estados Unidos está sendo feita hoje, dia 17, no tradicional primeiro evento do sempre magnífico salão de automóveis clássicos de Pebble Beach, que se estende até o fim de semana.


             7.000 horas de restauração
 Em 1964 um Jaguar muito especial, ‘Low Drag Lightweight Jaguar E-Type’, todo feito em alumínio e altamente aerodinâmico, foi apresentado no restaurante Parc des Eaux Vives, parque das águas vivas, em Genebra. Suas linhas lindas e altamente aerodinâmicas foram desenhadas pelo engenheiro aeronáutico e aerodinamicista Malcolm Sayer, que também fez os Jaguar C-Type e D-Type.

Dias mais tarde o carro estava fazendo tentativas de recorde na pista francesa de Montlhéry em 1964 quando saiu de controle de seu piloto, Peter Lindner, matando-o e a seu co-piloto e a dois ajudantes de pista. A batida foi violentíssima, o carro ficando literalmente aos pedaços.


Devolvido à fábrica, acabou abandonado até esse ano, quando foi iniciada uma restauração completa por Peter Neumark, proprietário do Classic Motor Car business, CMC, de Bridgnorth, ajudado pelos parentes do piloto morto que contribuíram com fotos e filmes do carro original. A restauração de 90% de suas peças levou 7.000 horas.

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3 comentários:

totiy disse...

enquanto isso , aqui temos o lançamento de mais um novo modelo JAC, estamos na vanguarda...

Italo disse...

Mestre M,

Não encontrei nenhum email para enviar sugestões e palpites, então vou por aqui mesmo (perdão pelo off-topic).

Eventos recente na Alemanha(?), se possível com teus comentários sobre umas coisinhas raras que apareceram por lá:

http://www.heppypress.de/Schloss-Dyck%20Classic%20Days%202011/Bilddaten.html

Abração!

Anônimo disse...

Mahar, acho que tem foto trocada neste post.
A última foto do tal Henessy não mostra o mesmo carro das fotos anteriores...
Zé Rodrigo