sábado, 16 de julho de 2011

ALFA ROMEO 8C: 80 ANOS



Vittorio Jano, o mago da idade de ouro da marca milanesa, chegou em 1930 à fabrica do Portello para substituir Giuseppe Merosi. Conservador, Merosi nunca se arriscou muito nas aventuras mecânicas e projetou motores como os flathead do Alfa RL que sobreviveu no museu do Roberto Lee, que agora está tendo começada a restauração pelo Ricardo Oppi, meu bom amigo. Aliás, quem tiver material ou informações sobre esse carro, por favor entre em contato com o editor em jrmahar at gmail.com.



Voltando a Jano, seus primeiros projetos já trouxeram a semente da mecânica imortal  caracterísitca da Alfa ao longo de tantos anos, o motor BIALBERO, ou de dois comandos e válvulas no cabeçote. permitindo muito maior precisão na abertura e fechamento das válvulas, cada série de escapamento e admissão com seu comando exclusivo.



Primeiro trabalhou com motores de seis cilindros em linha, dos quais tivemos aqui no Brasil um exemplar recentemente no acervo de um colecionador de São Paulo que, infelizmente, foi reexportado quando o vento mudou para ele. Era um 6C1750 com carroceria Castagna, um belo cabriolet do começo dos anos 30.


A idade de Ouro da Alfa Romeo foi mesmo sob a batuta de Vittorio Jano. Ele teve a iniciativa de conceber um motor de oito cilindros em linha nos tempos em que era um grande mistério  a construção de motores de oito cilindros em "V", arte de magia negra dominada por alguma raras marcas americanas de um modo geral, como a Cadillac e a Ford.



Jano bolou então um motor que eram dois blocos de quatro cilindros unidos pela meio, com a corrente de comando central ao bloco. Carburadores  múltiplos Memini, compressores Vortex mecânicos de vários estágios, um refinamento técnico digno de uma marca lendária que alimentou os sonhos de muitos ao longo dos anos 30.

GLORIOSO 8C PININ FARINA
Foi inclusive neses anos que  a Alfa apresentou seus carros de Grand Prix, a Fórmula 1 da epoca. As mãos privilegiadas do Mantuano Volante, Tazio Nuvolari, conseguiram em algumas ocasiões até superar o rolo compressor tedesco, derrotando a Mercedes e a Auto Union de 600 cv com suas verbas ilimitadas do governo do III Reich.

O MONOPOSTO 8C3000
A culminância desses carros míticos foi sem dúvida alguma o 8C2900, o primeiro Supercar da Europa. Capaz em 1936 de 200 km/h de máxima velocidade, o 2900 tinha suspensão traseira independente por semieixos oscilantes, dianteira por braços arrastados superpostos, feios hidráulicos de alta eficiência e caixa de cinco marchas, chegando nas versóes de corrida até 200 cv. Além. é claro, das mais belas carrocerias Pinin Farina jamais amoldadas no amoroso material  que é o aluminio.

O ALFA DE NUVOLARI NA MILLE MIGLIA

Do 8C2300 aos Alfas 158, nunca mais a glória das pistas e do prestígio de ser a Ferrari dos anos 30 voltou a brilhar sobre a marca del Biscione de Torino. Aliás foi na marca sagrada del Cuore que começou a carreira e foi o nascedouro de Enzo Ferrari, Capo da Squadra Corse da marca. Anos dourados...




O ALFA ROMEO 8C COMPETIZIONE MODERNO

2 comentários:

Paolo2300 disse...

Caro Mahar, obrigado por postar assuntos alfísticos relevantes no seu excelente blog.
Abraço
Paolo2300, do www.arcmg.com.br

Por falar em Alfa, dias 6 e 7 de Agosto haverá grande encontro nacional de alfistas em Caxambu/MG.

Mauro Franco disse...

Grande Mahar,

Parabéns pela qualidade das matérias,... a do dia 16, talvez vc tenha cometido um ato falho ao chamar a Alfa Romeo de Biscione de Torino,... é Milano.

Mas, pensando bem, isso não importa, hoje depois do novo 8C proposto pela FIAT, talvez deva ser chamada de Biscione de Alburn Hills, ao invés de Milano

Abraços
Mauro