quarta-feira, 15 de junho de 2011

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER


End eletrônico: edita@rnasser.com.br              Fax: (61)3225.5511
Coluna 2411  jun.15.2011

Vulcão atrapalha, mas Salão portenho tem atrações

Os eflúvios das nuvens de lava emitidos pelo chileno vulcão Puyehue toldam, atrapalham negócios, diminuem o faturamento turístico da cidade e dos negócios a ser feitos com os expositores, mas não vedam o sucesso do Salão do Automóvel de Buenos Aires, de 17 a 26 de junho.

O número de 500 mil visitantes anteriormente calculados de se reduzir, assim como o volume de negócios, tudo por condições extra-mercado. As erupções poluem o ar, tornam perigosos os voos, aumentam o risco de danos às turbinas dos aviões e, com isto, impedem viagens. 

Jornalistas brasileiros deixaram de encher um avião para assistir às entrevistas da mostra, e muitos negócios deixarão de ser feitos com compradores estrangeiros, impedidos de pousar pelos voos cancelados, ou evitando a viagem por conta da incerteza da data de retorno.



Feito a cada dois anos – volta após supressão em 2009 – é a mais curiosa destas mostras: é especializada em picapes, mostrando novidades Ford, Toyota, Volkswagen, Chevrolet, e tem mercado doméstico menor que as compras de seu principal cliente, o Brasil.

Festa bonita nos 35.000 m² do aclamado espaço da Sociedade La Rural, exibe automóveis novos, locais e importados, exuda otimismo com as medidas cooperativas formuladas entre fábricas, importadoras e o governo federal – na verdade uma prensa oficial, um  dá-ou-desce facilitador de acordos com dez empresas buscando melhor equilíbrio da balança comercial.

Novo Ford Ranger, 2012
                               
Produtos
Dentre os picapes o Novo Ranger é a maior novidade da Ford no segmento e das grandes atrações da mostra. Deve ser lembrado, a Ford é a marca de maior tempo e tradição na Argentina, lá há 95 anos. 

O Ranger é inteiramente novo, projetado na Austrália fundindo palpites mundiais, e um dos pontos interessantes é ser cabine dupla sem ser cabine simples aumentada. Na prática significa não ter a coluna B, central, pilar de tranca da porta dianteira e das dobradiças da traseira. Ausente, permite entrada e saída mais fáceis. A fabricante quer subir de participação nas vendas desde a surpresa com a chegada dos Toyota, e fez convenção prévia com revendedores e fornecedores, mostrando o produto, e interessante versão Raptor, a ser composta com equipamentos fornecidos pela nacional Keko para montagem pelos distribuidores da marca. Produção em 2012. Sentindo-se provocada, a Toyota quer responder às acicatadas da Volkswagen com seu nunca projetada excursão pelo campo dos picapes com o Amarok. Está melhorando a aparência e a decoração do Hilux, enquanto o Amarok – que nome... – terá versão cabine simples; a novidade de versão com motor 2.0 gasolina TSI – injeção direta e turbo, o mesmo de Jetta e Tiguan – gerando mais de 200 cv. Endereçada ao Brasil, enfeitada como automóvel de luxo, a versão de sondagem chamada Maxi, com opção de câmbio automático ZF. A marca Chevrolet não pode se omitir na oportunidade e terá o conceito Colorado, substituto do S-10, produzido na Tailândia e, a partir do próximo ano, no Brasil.



Novo Chevrolet Colordo, idem
                            
Mais
Linha de comportamento são os carros ecológicos, exercícios de estilo, protótipos – daqui a Fiat exporá o Uno conversível, livre pensar, sem ir à produção. Novidades com vários regimes tributários. Daqui, lançado lá, o Renault Duster. De lá, para cá, trânsito sem impostos, o VW SpaceSport, um trato urbano-aventureiro ( ... ) para o SpaceFox, ainda argentino; o Peugeot 408 com motor 1,6 turbo, o mesmo do 3008; e do México, Nissan March, pequeno, 1,0, e o Versa, o novo Tiida 3-volumes. De importados apresentados em primeira mão no subcontinente, o Ford Mondeo com motor EcoBoost – com turbocompressor; Renault Latitude – a quarta edição do Mégane, acima do Fluence; e Alfa 8C Spyder – em única unidade para o mercado argentino e, ao sabor do humor platino, já comprado por uma dama misteriosa ...
Os 5.000 m² externos são atração adequada ao caráter da mostra, de pista off-road para exibir aptidões de veículos com tração integral.

Renault Duster. Daqui, lá
                                
------------------------------------------------------------------------------------------
Roda-a-Roda
Lá – A JAC Motors, com carros chineses baratos e que, como a Coluna previu, se transformou em fator redutor de preços, anunciou ter iniciado fazer fábrica de caminhões na Argentina, com a Indústrias Metalúrgicas Ferroni, inaugurando-a em setembro. O sítio Autoblog.com.ar anuncia modelo específico para o Mercosul, com peças da região e chinesas. Processo inicial simplório.
Compañero – Outra chinesa, a Chery, fará fábrica na Venezuela, para o sucessor do QQ. Será a terceira na América Latina. A da Argentina fica no Uruguai, Brasil em 2013, e Venezuela.
Telhado – Na contramão, o Chevrolet Vectra também série especial, a Collection, para ser tratado como veículo de coleção, e pelo caminho do batismo, o Vectra passeia, perigosamente, pela beira do telhado. Aos leitores de língua espanhola da Coluna, a expressão indica estar o Vectra em fim de vida.
Seguidor – Mesmo caminho parece tomado pela boa versão Si do Honda Civic. Porta-voz da fábrica nega, mas no mercado argentino – onde era vendido – saiu da lista de produtos. No Brasil continua, mas sem estoque e, se houver encomendas, a fabricante não dá prazo para entrega. Ou seja, ...
Stanislau – Década de´60, jornalista e observador de costumes Sérgio Porto, o Stanislau Ponte Preta, compôs o referencial Samba do Crioulo Doido, - a história em fatos, personagens e datas misturados e socados num samba enredo. O mercado de automóveis no Brasil está igual.
Bicéfalo – Como diz o pessoal do ramo, está cheio de carros com duas cabeças, a explicação para a bagunça permitida pelo Denatran no tal de ano-modelo, carros produzidos num ano, mas identificados por outro.
Assim - Neste junho de 2011 você pode comprar carro 2010-2011 – carro produzido em 2010, estocado e vendido em 2011; ou 2011-2011 – produzido e vendido neste exercício; ou ainda 2011-2012 – feito no ano corrente mas anunciado promocionalmente como se fosse do próximo. Maluquice ? É.
... 2 – Pelo visto, esgotado neste ano o argumento de vendas para os carros do próximo, possivelmente os produzidos em 2012 serão 2012-2013, inexistindo os 2012-2012.
Marco – A Renault comemora 1 milhão de veículos licenciados no país. Fez mais pois esqueceu de contar os Dauphine, os Gordini, os 1093, os Corcel e Del Rey, os primeiros exatamente iguais aos franceses. Os últimos, interpretações nacionais sobre o Renault R-12.
Coisa estranha - É curiosa a posição da marca no Brasil querendo apagar sua história. Na Argentina, onde se iniciou ao mesmo tempo e da mesma forma que no Brasil, sempre enfatiza sua presença reunindo os Dauphine e os Gordini.
Como – Um anúncio com a montagem real de caminhão em um pasto. Insólito, curioso, a idéia da agência de propaganda Almap-BBDO para o cliente MAN Caminhões era mostrar ao consumidor que os veículos são configuráveis aos diversos tipos de negócio. Quer ver?
Caminho – Pertencendo ao mesmo grupo controlador da Mitsubishi, a Suzuki repete métodos: organiza passeios fora de estrada com carros da marca.  Começou entre Barueri e Campinas, 204 km fora de estrada. Luis Rosenfeld, presidente, está em casa. É do ramo e sabe que o melhor divulgador da marca e habilidades é o proprietário instado a descobri-las.
Observação – Do tricampeão Nelson Piquet: homem gosta de mulher com roupa de couro porque tem cheiro de carro novo ...
Ecologia – Enquanto a concorrente e francesa Renault desenvolve carros elétricos e faz acordos com prefeituras mundo afora para implantar frota de pequenos carros elétricos, a Citroën sai na frente e em casa. Fez o MULTICITY para locação do urbano Citroën C-Zero, elétrico, recarregável em tomada clássica. Em Paris e logo em outras grandes cidades francesas.
Gente – Mauro Pessi, italiano, formado em economia e comércio pela Universidade Bocconi, em Milão, promoção. OOOO É o novo CEO da Pirelli para a América do Sul. OOOO Tem experiência, foi diretor da marca no Nafta, o mercado que une os EUA e zonas de influência, Canadá e México. OOOO

Nenhum comentário: