terça-feira, 14 de junho de 2011

ANTONOV 225 MIRYA, O GIGANTE VOADOR

Nem nos sonhos mais delirantes Santos-Dumont imaginou um avião maior que o seu voo inicial com o 14bis...um avião que carrega trens, um verdadeiro Rasputin alado que reduz a nada caminhões e SUVs perto dele, como se vê nos vídeos anexados. Uma obra maravilhosa da engenharia russa que vai levar às lágrimas um famoso jornalista paulista, viúva do Kremlin de carteirinha....ele que até corre de Lada...aliás um veículo injustiçado pela assistência técnica tabajara de vinte anos atrás...mas vamos ao descomunal Antonov: como muitos dos avióes desse projetista, ele tem a asa alta e quando sem carga nas mesmas elas se fletem para baixo, como um pássaro pré-histórico prestes a levantar voo...vejam como elas mudam de posição quando o avião ganha sustentação e decola...sempre nos metros finais da pista...sempre com emoção...dizem que depois de cada voo carregado o piloto vai para uma casa de descanso mantida pela Igreja Ortodoxa Russa agradecer a São Nicolau o pouso e a decolagem e refazer os nervos... Vejam no final da matéria os videos: neles está a história de um avião criado para uso militar, que foi semidesmontado nos anos negros da queda do Império Russo e depois se reinventou como avião comecial de 300.000 libras de empuxo (SEIS VEZES O DE UM BOEING 737), o mais potente do mundo. Carrega 250 toneladas de carga, tem um porão de 46x14 metros e voa 13.000 km sem reabastecer, bebendo 18 toneladas por hora a 850 km/h. Foi a salvação da lavoura para a Antonov, que virou de fábrica estatal de aviões para linha aérea de carga e manteve os salários de seu pessoal no Day After...

































Imagine o momento em que the balls go to the wall, os manetes de potência se encostam no painel e os seis motores dão empuxo máximo....deve ser a Glória do Império Comunista...os programas do Discovery Channel sobre ele:






2 comentários:

Felipe disse...

Já vi esse "monstro" algumas vezes de perto é realmente impressionante pelo porte, principalmente quando visto perto de aviões "normais"!!

Anônimo disse...

A Motor3 continua aqui:

- ...nos aviões era 'Fernando de Almeida'?

Longa vida Mestre Mahar!

Abçs,
Ronaldo Brochado