domingo, 3 de abril de 2011

SUBMARINOS DE TRANSPORTE COMERCIAL

Desafio no Fundo do Mar

Por José Luiz Vieira

Não é uma competição real ainda, mas já tem gente pensando nele e imaginando veículos para ele. Pelo menos inicialmente, o trajeto ligaria a Inglaterra aos Estados Unidos pelo fundo do mar, cuja orografia é desconhecida na maior parte dos "caminhos" existentes.



A primeira ideia é a de um submarino com rodas, suspensão, direção e tração. Para não ficar longe de fatos históricos, o primeiro interessado na aventura é um inglês de nome Philip Pauley e seu veículo imaginado um submarino chamado Pathfinder (descobridor de caminho). Há duas versões básicas: com rodas ou com esteiras.


Philip acredita que a travessia levaria entre duas e quatro semanas, a uma profundidade média de 4.000 metros. Como a possível competição teria como uma de suas regras principais a proibição de trafegar ao nível do mar, cada concorrente seria seguido por um navio que monitoraria todas as suas atividades e forneceria por cabos a energia elétrica e todo o apoio necessário à manutenção de vida das tripulações. Veículos autônomos submarinos ficariam de prontidão para casos de emergência.


Os Pathfinders teriam entre 10 e 15 metros de comprimento, seriam tripulados por três pessoas, as baterias seriam de íons de lítio, e haveria hélices laterais e traseiras para casos de emergência, quando as rodas ou a lagarta perdessem contato com o solo submarino.

O modelo em escala do Pathfinder mostra coisas que provavelmente não existiriam no veículo real: os grandes pneus criariam um sério problema de flutuação, as catracas exibiriam tendência contrária e as janelas seriam apenas de interesse emocional do público – mas totalmente ilógicas às pressões encontradas a quatro quilômetros de profundidade. 


O site do Joe:


Um comentário:

Anônimo disse...

Só tem doido !!!