terça-feira, 12 de abril de 2011

JEEP J8: O ÍCONE VOLTOU..


Finalmente a ficha caiu e os militares americanos perceberam que o Hummer pode ser muito legal, mas é grande e pesado demais. Com quase quatro toneladas  ele é um galipão descomunal. Anda muito bem, como já tive oportunidade de comprovar, mas é um caminhão maior que uma Dodge Ram 2500.

Foi então, em 2008, que a Jeep Corporation, sucessora da nossa conhecida Willys-Overland, agora sob o manto da Chrysler e consequentemente da Fiat, apresentou um Jeep Wrangler modificado para uso militar.


Montado atualmente no Egito e Israel para seus respectivos exércitos, o chamado J8 volta às origens em muitos pontos, e outros não. Pequeno em relação ao Hummer, ele tem 4,45 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,76 m de altura, pesando 2.020 kg. É movido por um motor italiano VM, parente dquele que equipou algumas raras Dodge Dakota brasileiras que hoje em dia não têm mais assistência técnica. Gera 196 cv a 4.600 rpm e 46 mkgf de torque, muita alegria para subir montanhas e carregar peso.


O motor tem tudo de moderno em termos de Diesel, com trilho comum de injeção direta, turbocompressor e injeção eletrônica; é acoplado a uma caixa Mopar automática de cinco marchas e uma caixa redutora Command Trac NVG 241 com redução. Os diferenciais são 4,10:1, a tração 4x4 é part-time, sendo permanente só na traseira. O chassi tem suspensão dianteira por molas helicoidais e quatro braços, mas para carregar os 1.600 kg de carga máxima foram usadas na traseira os bons e velhos feixes de molas, não as helicocidais do Wrangler original para cabeleireiros... Os freios são a disco na quatro rodas, a direção por setor e sem-fim com assistência hidráulica, os pneus são BF Goodrich 265/70R17.


O Jeep J8 não foi projetado para combate direto, mas para tarefas de apoio ou suplementares, embora haja uma versão, que está no vídeo, muito bem blindada. O J8 não obedece aos limites de poluição dos Estados Undos, portanto só é vendido lá sem motor e caixa, para ser emplacado como veiculo montado fora de fábrica. Não acredito que uma empresa avançada como a VM Motori não possa limpar a combustão desse motor tão moderno, portanto é questão de vontade. Inclusive, para vender ao exército americano há que consumir querosene JP-8, pois todos os seus veículos queimam este combustível, inclusive aviões (exceto o U2) e helicópteros.


Uma possibilidade fascinante: atente para o detalhe de que ele carrega mais de 1.000 kg de carga útil, tem 4x4 e reduzida, portanto pode usar diesel no Brasil. Uma ideia para a Fiat...

OS DETALHES EM SEQUÊNCIA  DE FOTOS DO JEEP J8:





O JEEP J8 EM USO E SEU DESENVOLVIMENTO, INCLUSIVE DA BLINDAGEM CONTRA TIROS E BOMBAS:

3 comentários:

Pv disse...

Amigo, quero parabeniza-lo pela excelência de seu blog, sempre com matérias interessantes. Mas quando visito me pergunto por que o senhor utiliza esse tipo em negrito e sem serifa nos seus textos.
A leitura fica muito pesada e trabalhosa. Várias vezes deixo de ler um texto só porque a fonte me cansa a vista. E a leitura de matérias mais longas se torna impossível.
Sem contar que os textos em negrito se tornam uma muralha de palavras que já espantam o leitor à primeira vista.
Essa é minha única crítica ao blog, que considero leitura obrigatória aos apaixonados por carros. Um abraço.

José Rezende - Mahar disse...

Escolhi Helvética Bold por ser velho e ser mais fácil para mim ler e escrever, mas se houver um consenso dos leitores eu mudo.
obrigado elo carinho e um abraço
Mahar

Unknown disse...

Po Mahar, virou até sr. Gosto do negritão. Dá pra ler de longe sem forçar a vista deste sr. de 86 anos que gosta de carros velhos. abraços