sexta-feira, 18 de março de 2011

OLDSMOBILE: O ÚLTIMO E O PRIMEIRO


Foi em 1948 em que o General se moveu e lançou os primeiros carros novos depois da Segunda Guerra Mundial. Para a Cadillac e a Oldsmobile, essa carroceria que vemos na primeira foto. Foram as grandes, chamadas de C Body, bem como para os Buick Roadmaster, chegadas ainda com os motores antigos de válvulas no bloco, os Flatheads. 

Tanto na Cadillac como na Oldsmobile, motores novos só foram apresentados em 1949. Ambos eram inspirados no trabalho de um gênio chamado Charles Kettering. Há muito tempo na GM, ele foi o líder de projetos que deram desde o motor de partida elétrico em 1912 até os V-8 de alta compressão do pós-guerra.

Na Oldsmobile os motores do modelo 98, o mais luxuoso da linha e que compartilhava suas carrocerias com a Cadillac, tinha oito cilindros em linha, com 4.200 cm³ e 115 cv. Isso com a alta taxa de compressão para a época de 7:1.

O motor subsequente tinha oito cilindros em "V", 4.980 cm³ e 135 cv. Esse V-8 tinha quase 40% a mais de torque, passando de pouco mais de 30 mkgf para quase 40. Claro que esses carros todos dispunham da famosa caixa automática Hydramtic Drive de quatro marchas, invento para o qual muito contribuiu um brasileiro, mas isso é outra história.

Junto com o modelo 1949 veio, ao lado do novo V-8, uma nova carroceria, a HARDTOP COUPE ou duas-portas-sem-coluna, o Holiday coupe.

Todos eles tinham uma proporção de linhas incomparável, já que seus clipes dianteiros eram projetados, como nos Buick Roadmaster, para abrigar um bem mais longo motor de oito cilindros em linha, o que lhes dava uma frente longa, aparência de muito apelo junto ao público masculino...




O novo V-8 303 pol³
  
Os velhos Flatheads


O painel discretamente Art Déco


Bons tempos de espaço ilimitado...


o cupê Holiday
 
O belíssimo Fastback 1948


6 comentários:

Great Race 2008 disse...

De todos os estilos criados pelas equipes de design da GM, este figura na minha lista de 3 melhores. O belo é simples (Cord 1940, Packard Darrin 1938, Lincoln Continental 1941, Duesenberg JN Rollston 1936, Bugatti Type 57S Atalante entre outros poucos) e os traços rebuscados geralmente são disfarces como o exagerado Cadillac 1959.

Kyr

Anônimo disse...

Você comenta sobre um brasileiro que teve participação na invenção do cambio automático, meu pai na década de 60 comentava isto.
Não me lembro dos detalhes. Você poderia contar esta historia?

Obrigado e parabéns pelos artigos,

Kleber.

Bianchini disse...

Esse Fastback 48 é lindo de morrer... pena que com a chegada dos anos 50 os fastbacks tenham desaparecido.
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Olá Mahar, bem legal a matéria sobre o Olds. Esse Olds 98 sedan 4 portas, de fato foi um marco e uma virada no estilo tb.
Os 98 usavam a carroceria do Caddilac serie 61, o Fleetwood usava uma carroceria com entre eixos maior.
Destaco a cor cinza nesse belo Olds, com rodas vermelhas que era bem comum em autos americanos dos anos 40/50, sempre contrastantdo com a cor da corroceira e armonizando com esses tons mais neutros.
Pena que por aqui poucos se aventurem a pintar autos antigos nessas cores..
Parabéns pelo Blog muito bacana e interessante trabalho
Paulo Guarino

João Gabriel Porto Bernardes disse...

Pelo que sei a primeira a lançar carros realmente novos no pós guerra foi a Studebaker,com o modelo Champion,não?!

José Rezende - Mahar disse...

SIM, MAS AQUI FALAMOS DOS PRIMEIROS GM.eSSA CARROCERIA GRANDE SÓSAIU EM 1948.AS PEQUENAS CHEVROLET, OLDSMOBILE 88 E PONTIAC VIERAM EM 1949.
M