quarta-feira, 30 de março de 2011

BRONCO, 4X4 FORD ANOS 60


Em 1966 a Ford americana resolveu concorrer com a Jeep no mercado do que se poderia chamar hoje de minioff-road: um veículo 4x4 de dois eixos rígidos com feixes de molas e um pequeno motor de seis cilindros e 2.800 cm³, com 101 cv, o mesmo motor dos Falcon básicos. Mais tarde, quase em1967, foi oferecido um V-8 de 4,7 litros e 160 cv. Sempre com três marchas na coluna e reduzida no piso, o Bronco foi pouco produzido naquele ano. Deste modelo chamado de Roadster, sem capota ou portas, só fizeram 6.000 e quase todos morreram de ferrugem.


Este servia para caçar na mata e tinha os bancos traseiros elevados para isso. O dono resolveu fazer uma restauração em seu raríssimo Bronco de museu, o que se pode ver nas fotos detalhadas, principalmente da parte inferior.


Deu um trabalho infernal, pois muita coisa era específica desse ano e não existia mais, como a coifa da alavanca da redução no piso e os tapetes. Foram dois anos de trabalho porque a lataria estava boa e a mecânica recuperável. Um trabalho de amor à máquina bem executado.



2 comentários:

Mauro Franco disse...

Caro Mahar,

Na realidade a Ford fez o Bronco não para concorrer com o JEEP, mas sim com o Scout, da International Harvester, que foi a pioneira nesse tipo de jeep "civilizado", lançado em 1960.
Abraços
Mauro

Arnaldo Rocha disse...

Há cerca de 22 anos comprei e reformei uma casa em Recife o que me consumiu um apartamento, economias e um cansado Willys que me divertia. Sensibilizado mestre de obras comentou "doutô, o sinhô que gosta de carrinho com dois cardans ia gostá de um que tem lá perto de casa. Não sei o qui é, mas tá escrito Ford. Eu acho que ele vende". Foi assim que comprei meu Bronco 67, oriundo do serviço de cartografia do exército. Está comigo até hoje, agora aguardando dias melhores para voltar a me levar por asfalto, barro e dunas. Um veículo excepcional!