sábado, 19 de fevereiro de 2011

O DIFERENCIAL NO AUTOMÓVEL - E O MOTOR



Andamos de automóvel a vida inteira e sequer imaginamos a maravilha da engenharia que está entre as rodas tracionadas: o diferencial. Com efeito, observa-se que, ao fazer uma curva, a roda externa deve ser tracionada mais rapidamente do que a roda interna, porque ela tem um percurso maior a realizar. Se as duas rodas fossem tracionadas igualmente, uma delas patinaria, sofrendo os desgastes do atrito com o solo e prejudicando sensivelmente o desempenho do veículo.


Como equacionar tal problema? Os engenheiros aceitaram o desafio e produziram o que é, a meu ver, a obra-prima da engenharia mecânica: o diferencial. Sabemos, desde então, que o diferencial funciona esplendidamente. Nós leigos nunca entendemos como e por que ele funciona. Ainda que observemos um diferencial de automóvel aberto (sem a carcaça protetora), não conseguiremos entendê-lo. Hoje, todavia, graças à internet, temos acesso a um despretensioso filme, produzido pela Chevrolet nos anos 30 do século passado, que nos faz entender, de uma forma surpreendentemente simples, o desenvolvimento da ideia. Uma pérola da didática! Parabéns ao professor!


Rode o filme AQUI e pasme  com a engenhosidade da aula.


Os diferenciais nos automóveis têm uma particularidade, apenas curiosa: se você suspende as duas rodas tracionadas e gira uma delas com as mãos, a outra gira ao contrário. Tente entender por quê, no desenho a seguir, de um diferencial típico, dotado de engrenagens planetárias e satélites.

Idêntica curiosidade acontece com os diferenciais dotados de esferas, muito usados na tração de carrinhos-miniatura (automodelismo). Confira no desenho a seguir.

Este filme é de 1936, mas este AQUI é uma animação RECENTE em CAD da construção de um motor Ford Zetec de 1,4 litro, como tivemos no antigo Fiesta. Como os audiovisuais mudaram...


2 comentários:

Antonio C. Jr. disse...

O video da chevrolet é magnífico!
Simples e didático!

Antonio C. Jr. disse...

Mahar, aproveitando o gancho destes doi videos bacanas, e do outro recentemente postado sobre o Boeing 777, tem um que eu acho bem legal que apresenta a dinâmica de um motor turbofan!: youtube.com/watch?v=OLc3x9-s0Eo&feature=related